Conquistas inacreditáveis dos esportistas de nossos tempos

O US Open de 2020 pode iniciar uma nova era de dominantes nos Grand Slams



Quem gosta de esporte certamente acompanhou o que aconteceu no segundo final de semana de outubro. Sem dúvida um enorme privilégio de presenciar a história do esporte acontecendo diante de nossos olhos. No mesmo final de semana, 3 grandes fatos e recordes aconteceram no universo dos esportes profissionais:

  1. Rafael Nadal bateu Novak Djokovic em sets diretos e conquistou o seu décimo terceiro título de Roland-Garros. Ao mesmo tempo, igualou o recorde que parecia incansável no total de 20 Grand Slams de Roger Federer.
  2. Lewis Hamilton venceu o seu nonagésimo primeiro GP de fórmula 1 e igualou o recorde do multi-campeão Michael Schummacher.
  3. Lebron James ganhou o título da NBA pelo Los Angeles Lakers e com isso agora soma 4 campeonatos em 3 times diferentes. 

Vamos analisar cada um destes recordes e colocar em perspectiva o tamanho destes feitos:

Rafael Nadal: 13 títulos em Roland Garros

Rafael Nadal, Roland-Garros 2020, Simple Messieurs, Finale, Photo : Jean-Charles Caslot / FFT

Na minha opinião este é o recorde mais inacreditável e difícil de ser batido não só na história do tênis, mas também de todos os esportes. Rafa jogou 16 edições e ganhou 13, sem nunca ter perdido uma final no saibro parisiense. São inacreditáveis 100 vitórias em 102 partidas jogadas. Atrás dele temos o lendário sueco Bjorn Borg com 6 títulos, algo que também já parecia inacreditável antes da era Nadal. Em seguida o nosso Guga Kuerten, o tcheco Ivan Lendl e o sueco Mats Wilander aparecem com 3 títulos cada em Paris. Para tentar entender o tamanho deste feito, não há nenhum jogador na história deste esporte que tenha conseguido ganhar 13 vezes qualquer outro evento profissional de tênis. Nem mesmo o maestro Roger Federer, que ainda é considerado por muitos o maior tenista da história conseguiu tal feito. O seu recorde pessoal é de 10 títulos de um evento em quadras de grama na Alemanha (Halle). Já em Grand Slams, ele lidera como recordista de Wimbledon com 8 troféus em 21 aparições.   

Lewis Hamilton: 91 vitórias em GPs de Fórmula 1

O Britânico definitivamente entra para a lista de um dos maiores pilotos e esportistas de todos os tempos, com números impressionantes. Na história já superou Schummacher em diversos aspectos como: pontos conquistados (4050 contra 3951), pole positions (96 a 65) , podiums (160 a 155) e ainda tendo disputado menos GPs que o alemão (261 contra 306). No caso, Schummy ainda possui um título mundial a mais que o ídolo inglês (7 contra 6), mas com o andar da carruagem, ou melhor, da Mercedes-Benz, esse recorde certamente deverá ser igualado ainda este ano. Atrás de Schumacher e Hamilton aparecem Fangio com 5 títulos, Prost e Vettel com 4 títulos e logo depois Senna, Piquet, Stewart e Lauda com 3 títulos mundiais cada.

Lebron James: 4 títulos de NBA em 3 times diferentes

Quem acompanha a liga de basquete americana sabe o quanto difícil é conseguir um título. No caso do Lebron, a façanha deve ser ressaltada pois ele as conquistou como líder dos respectivos times para obter as conquistas (2012 e 2013 pelo Miami Heat, 2016 pelo Cleveland Cavaliers e agora em 2020 com o Los Angeles Lakers). Junto aos quatro campeonatos este monstro do basquete também acumula outros recordes impressionantes: 4 MVP*s da temporada e 4 MVP*s das finais da NBA (Most Valible Player / melhor jogador). Bi-Campeão Olímpico e Único jogador na história a marcar triplo-duplo contra todas as franquias da NBA. Em comparação as maiores lendas do basquete, Lebron já é terceiro maior pontuador da história da NBA, atrás apenas de Kareen Abdul-Jabar e Karl Malone, porém a frente das lendas Kobe Bryant e Michael Jordan.

Considerando estas conquistas e principalmente que estes 3 astros que ainda estão em plena forma, penso que será questão de tempo para baterem mais recordes e escreverem capítulos ainda mais impressionantes na história do esporte. Nosso privilégio maior é poder acompanhá-los de perto batalhando contra outros fenômenos do esporte atual em atividade.

Sempre poderemos contar que vivemos e assistimos gênios do esporte como eles e também como Roger Federer, Tiger Woods, Novak Djokovic, Stephen Cury, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Tom Brady entre outros gênios que nos enchem nossos olhos de prazer e nossos corações de emoção. Que venham mais recordes e que logo esta pandemia passe para que possamos estar nas primeiras filas assistindo ao vivo mais história sendo escrita no esporte!

Obrigado, um abraço e até a próxima! 

Fabio Silberberg
Fundador e CEO da FABERG Tour Experience
www.faberg.com.br
@fabergtourexperience
@fabiosilberberg

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.