Como a Dorilton Capital pode salvar uma das equipes mais tradicionais da F1

Última 'garagista' da F1, Williams passava dificuldades esportivas e organizacionais. A partir deste ano ele passa a ser controlada por um fundo de investimentos



De uma pequena operação em um galpão em Oxfordshire a uma das mais tradicionais equipes da Fórmula 1, a Williams não vive atualmente a fase mais gloriosa de sua história. Dona de nove títulos de pilotos, sete títulos de construtores e 114 vitórias, a equipe fundada em 1977 por Frank Williams e Patrick Head vem de suas duas piores temporadas na categoria máxima do automobilismo mundial.

Muito mais que dois anos fechando o campeonato na última colocação e acumulando amargos 8 pontos – 7 em 2018 e apenas 1 em 2019 -, a equipe, agora chefiada por Clair Williams, filha de Frank, vivia uma era de incertezas, com acumulo de dívidas e fracassos, que inevitavelmente levariam ao fim do histórico nome na Fórmula 1.

Para solucionar esse problema, em maio deste ano, o time anunciou a intenção de vender a equipe e parte de sua divisão de desenvolvimento tecnológico, como parte de um plano estratégico para reequilibrar as contas e a direção do grupo para voltar ao sucesso das décadas de 80 e 90.

Na última sexta-feira (21), esse plano se concretizou, quando o fundo Dorilton Capital do Estados Unidos, comprou a equipe de Fórmula 1 e sua divisão tecnológica – Williams Advanced Engineering – em uma transição que gira em torno de 152 milhões de Euros. Mas o que muda essencialmente e como isso pode salvar a equipe?

Compra total

Compra incluiu divisão ‘Heritage’, com arquivos e carros históricos dos mais de 40 anos da equipe

A transação foi uma compra completa, incluindo os 52% de participação da família de Frank Williams na operação. No entanto, o nome da equipe, sede e operação, seguem os mesmos. Segundo o Chairman do Dorilton Capital, Matthew Savage, a compra significa uma mudança de rumos nos investimentos internos da equipe.

“Acreditamos que somos o parceiro ideal para esse tipo de operação, pois temos um perfil paciente e flexível com nossos investimentos. Isso permitirá que a equipe foque no objetivo de voltar à frente do grid. Estamos ansioso para trabalhar com a Williams levando nosso processo detalhado na revisão do negócio, determinando quais áreas receberão os novos investimentos”, disse Savage em comunicado à imprensa.

Além da Williams, o Dorilton Capital também é dono ou tem participações em mais 9 empresas, todas do ramo tecnológico e industrial. O grupo também planeja ampliar a sede em Grove, Oxfordshire, em terreno de 32 acres onde operam as três divisões da empresa.

Na pista

Além da mudança organizacional, o novo controle pode demonstrar novos ventos esportivos para a equipe. Com o Pacto de Concórdia recentemente assinado pelas equipes,a Williams se compromete a permanecer na F1 por mais 5 anos. Com um novo regulamento estreando em 2021, que inclui um teto de gastos, o campeonato passa a ser mais justo, diminuindo o desequilíbrio entre orçamentos.

Com menos dinheiro disponível para investir, o exercício será investir melhor. Nesse sentido, a tendência é que a influência do fundo na gestão da equipe seja primordial para uma nova era vitoriosa na Williams.

Quem é o Dorilton Capital?

O Dorilton Capital é um grupo de investimentos sediado em Nova Iorque, EUA. Especializado em empresas ligadas ao setor industrial, baseia seus objetivos em três pilares: Paciência, Parceria e Continuidade. Fundado em 2009, atualmente tem 10 empresas sob seu chapéu, todas com valores estimados entre 150 e 250 milhões de dólares.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.