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Valuation, o método de análise para encontrar empresas que valem a pena investir

Com o valuation, é possível estabelecer parâmetros e comparações com empresas do mesmo segmento para saber quais estão mais descontadas em relação ao seu potencial de crescimento e ao valor de suas ações

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Valuation, o método de análise para encontrar  empresas que valem a pena investir

O que é esse tal de valuation que tantos analistas, gestores e grandes investidores falam tanto? Nesse caso, o estrangeirismo, em inglês, se aplica melhor do que se fôssemos tentar traduzir. Por isso, veja a seguir o que significa esse termo e entenda o contexto no qual ele é usado.

O que é valuation?

Valuation é o processo de análise que determina o valor de um ativo, geralmente ações de empresas. Há muitas técnicas usadas para fazer um bom valuation. Um analista que avalia uma empresa olha para a gestão do negócio, a composição de sua estrutura de capital, a perspectiva de resultados futuros e o valor comparável de seus ativos considerando toda a operação, entre outras métricas.

É por meio do valuation que os analistas conseguem entender se vale a pena ou não investir em uma ação, descobrindo se a operação como um todo da companhia analisada compensa o valor de suas ações.

O valuation faz parte do escopo da Análise Fundamentalista, em que se prioriza todos os fundamentos, números, projetos e situação financeira de uma empresa para analisá-la por inteira, a fim de entender seu negócio e saber se é uma boa empresa para investir.

Por exemplo, quando um analista fala que a ação de uma determinada empresa está “barata”, ele não está se referindo ao preço literal. Ou seja, é possível que um profissional faça um valuation de uma empresa que tenha papéis no preço atual de 90 reais por ação, mas, ainda assim, ache a companhia barata em relação a toda à sua operação e estrutura de capital.

Então, tem muito mais a ver com o valor potencial do que a empresa pode entregar do que, essencialmente, se o preço atual é alto ou baixo. E é importante dizer que o valuation considera o longo prazo como principal horizonte, por isso importa muito para as análises das empresas o que elas têm de planos futuros.

Tipos de Valuation

Veja, de forma breve para conhecimento pelo menos dois métodos e tipos de valuation mais utilizados atualmente:

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O Fluxo de Caixa Descontado (FCD) é, basicamente, um método de valuation que projeta o que uma empresa tem capacidade para produzir em um determinado período, nos anos seguintes, considerando os descontos e os riscos assumidos que podem afetar essa capacidade.

Múltiplos de Mercado

A análise de múltiplos é um dos passos mais importantes para investidores que procuram identificar empresas subavaliadas, isto é, encontrar oportunidades de comprar ações baratas ou “descontadas”, no jargão do mercado.

Normalmente, a comparação dos múltiplos é feita com base em níveis históricos da companhia ou em relação a outras empresas comparáveis do mesmo setor.

Exemplo de múltiplo: Preço/Lucro (P/L)

Esse é o múltiplo mais comum quando o assunto é avaliar a atratividade de um ativo. Trata-se de um dado para análise de curto a médio prazo. A avaliação de preço/lucro deve ser feita de maneira relativa a outras ações do mesmo setor. Veja a fórmula utilizada:

P/L = preço da ação / lucro por ação projetado (LPA)

Se o resultado desse índice for baixo, entende-se que a ação está barata. Ou seja, identifica-se um bom potencial de compra. No entanto, é preciso entender o motivo pelo qual a relação P/L está atrativa. Por isso, um analista de mercado com bastante experiência consegue estabelecer bem essa relação.

Por que o valuation é importante para os investidores?

Como consumidor, ao ir no mercado, você pagaria 100 reais no quilo da cebola ou, quem sabe, 50 reais em apenas uma melancia? Os preços estão absurdos por esses itens, correto? É isso o que pode acontecer com as ações na Bolsa, por isso confiar em um bom valuation é tão importante.

Basicamente, você consegue entender a partir do resultado do valuation vale a pena ou não investir em uma empresa, descartando subjetividades e olhando apenas fundamentos, números e dados da companhia. Com o valuation, é possível estabelecer parâmetros e comparações com empresas do mesmo segmento para saber quais estão mais descontadas em relação ao seu potencial de crescimento e ao valor de suas ações.

Ao ir, por exemplo, em uma rua conhecida apenas por vender poltronas, se você vai em duas, três ou quatro lojas e faz uma comparação de todos os pontos entre elas, considerando os seus preços, você basicamente está fazendo um valuation dessas poltronas a fim de identificar o melhor custo-benefício.

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