Minha restituição não caiu, e agora?

Saiba o motivo e o que fazer

Arrow

Segundo a Receita Federal, o pagamento do 5º e último lote regular de restituição do Imposto de Renda 2023 foi realizado em setembro. Mas, caso sua restituição não tenha sido depositada, fique tranquilo. Vamos listar os principais motivos e o que você precisa fazer nesse caso.

1. Malha fina: se houver pendências e/ou inconsistências na declaração de Imposto de Renda, a Receita Federal pode reter a restituição até que se corrija o problema. 2. Dívidas: a restituição pode ser usada para sanar débitos com a Receita. Nesse caso, ela não é depositada na conta.

Por que minha restituição não caiu? Confira o que pode ter acontecido:

3. Problemas na transferência: falhas de transferência do Banco do Brasil para a conta do contribuinte também impossibilitam o pagamento. Aqui, é importante checar se os dados bancários estão corretos e se não houve algum problema com o seu banco. 4. Cadastro em contas de terceiros: a Receita Federal só faz a restituição se o contribuinte cadastrar uma conta bancária própria. Caso contrário, sua restituição não é paga.

Ou continue para saber sobre o que fazer se a sua restituição não caiu.

A restituição do Imposto de Renda é depositada em conta-corrente ou poupança com a sua titularidade, ou por chave PIX CPF.

Como receber a restituição?

Caso o valor não tenha sido creditado na sua conta ou enviado por PIX, você tem até um ano para fazer o resgate no Banco do Brasil. Após esse período, você só conseguirá a restituição após fazer uma requisição no site da Receita.

A restituição não caiu, é possível resgatar?