EXPERT XP, 27/06/22
O dólar possui alta volatilidade, logo, investimentos com base nesse indicador podem sofrer altas e quedas frequentes. É importante entender o porquê dessa instabilidade e se o momento é ideal para investir, comprar ou vender.
Para isso, siga a linha
O dólar é referência para muitos preços, por isso, varia conforme a oferta e demanda do mercado. Quando a cotação do dólar sobe, significa que tem mais pessoas se interessando e comprando a moeda, em relação ao real brasileiro.
1
2
3
Déficit da balança comercial: Brasil importando mais do que exportando
Queda em taxas de juros brasileiras, como SELIC
Aumento de juros estadunidenses: com os rendimentos mais altos, investidores brasileiros optam por investimentos estrangeiros
Além dos investimentos, toda a economia é afetada, podendo causar prejuízo ao seu bolso. Entre os itens que são fortemente impactados pela alta do dólar, estão:
Pelo mesmo motivo da alta, então: oferta e demanda. Se há mais dólar, mas pouca procura, o preço cai.
Superávit comercial: empresas brasileiras vendem mais produtos para o exterior. Assim, aumentam a oferta. Estrangeiros: quanto mais pessoas de fora no Brasil, mais dólar circula. Juros: com o aumento de juros brasileiros, como Selic, os investimentos com base no indicador ficam mais atrativos.
Em opções com base no câmbio ou no mercado americano, como:
Sugerimos o auxílio de um assessor, pois todo o contexto deve ser considerado, além do seu perfil de investidor.
A leitura e compreensão de cenário é o primeiro passo sobre como investir em dólar. Eventos dentro e fora do segmento de finanças podem impactar a moeda, como um simples tweet do presidente.
Em geral, se o país está em uma situação política e fiscal turbulenta, aplica uma política monetária desfavorável e tem pouca visão de fortalecimento da economia, a nossa moeda tende a enfraquecer
Acontecimentos em outros países, sem relação aparente, podem influenciar a moeda. Um exemplo é a guerra entre Rússia e Ucrânia, que impactaram o dólar e outros investimentos.
A alta e a queda do dólar podem ser momentos interessantes para o investidor, é preciso apenas analisar o cenário atual e, até mesmo, o futuro como um todo para optar adequadamente.