O informe é um comprovante dos rendimentos recebidos ao longo de um ano-calendário, que resume os ganhos do ano anterior e é muito importante para a declaração do Imposto de Renda.
Neste documento, constam os valores recebidos bem como os saldos no período. Em geral, esses números são apresentados de forma acumulada, contando ainda com os descontos de impostos.
Os rendimentos tributáveis são aqueles passíveis de tributação, como salário, aluguel e remuneração advinda de uma prestação de serviço. A entrega da declaração anual do Imposto de Renda é obrigatória para aqueles que possuem rendimentos tributáveis.
Segundo a Receita Federal, as empresas são obrigadas a disponibilizar o documento dentro do prazo para evitar penalidades, ficando sujeita ao pagamento de multa de R$41,43 por documento, caso não preste informações.
As empresas e fontes pagadoras devem fornecer o informe de rendimentos até o último dia útil de fevereiro, dado que o início de preenchimento e declaração do Imposto de Renda já começa no dia 1º de março.
Existem alguns tipos distintos de informe de rendimentos. Dentre eles estão:
1. Informe de rendimentos dos investimentos (Corretoras) 2. Informe de rendimentos INSS 3. Informe de rendimentos de banco 4. Informe de rendimentos SIGEPE (Servidor público) 5. Informe de rendimentos Pessoa Jurídica (PJ)