Arrow

SEGUE A LINHA

Inflação no verão - 2023

Preços de produtos e serviços subiram, em média, 16,3%.

Segundo a economista Tatiana Nogueira, da XP, os preços de produtos e serviços avançaram em 16,6% no acumulado de 2022 em comparação com 2021. O acréscimo superou, até, a inflação medida pelo IPCA.

Aproveitar a estação mais quente está mais caro…

– Passagens aéreas (23,5%); – Sorvete (20,1%); – Hospedagem (18,2%); e – Pacote turístico (17,2%).

Os setores com maior impacto foram os relacionados a viagens e turismo. Com foco em:

Plus

Inflação é o termo usado para designar o aumento generalizado de preços de produtos e serviços. Em outras palavras, a inflação representa o aumento do custo de vida e a queda no poder de compra das pessoas.

Mas o que é a inflação?

Existem 2 causas principais relacionadas ao aumento da inflação nesse período: o aumento da demanda e o aumento no custo de produção.

Por que a inflação aumenta no verão?

Quando há pouca quantidade de um certo produto ou serviço, mas muitas pessoas estão interessadas em adquiri-lo, o preço tende a subir para equilibrar a oferta com a procura. Um sorvete vendido no mercado, por exemplo, é mais barato do que o mesmo sorvete vendido em uma praia lotada em dia de sol.

Aumento da Demanda

Esse aumento ocorre quando há variação de custo em alguma das etapas de produção que impacta no valor final do produto. No caso do ramo de viagens, a alta no preço dos combustíveis influenciou diretamente o preço das passagens aéreas repassadas para o consumidor.

Aumento no custo de produção

Apesar do aumento, a perspectiva é de queda de alguns preços para os próximos meses. Isso, pois a demanda por artigos típicos desse período, como ar-condicionado e ventilador, já mostra desaceleração, principalmente pela diminuição do poder de compra do brasileiro.

Existe luz no fim do túnel!