saiba mais sobre a moeda digital do Brasil 

Drex

XP investimentos 14.08.2023

O Banco Central do Brasil (BC) prepara a emissão digital da moeda brasileira. Antes chamado de Real Digital, o novo formato ganhou o nome de Drex.

Lined Circle

Segundo o BC, a combinação de letras forma uma palavra com sonoridade forte e moderna:  “d” e “r” fazem alusão ao Real Digital;  o “e” vem de eletrônico  e o “x” passa a ideia de modernidade e de conexão. 

Lined Circle

A solução “propiciará um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia a cidadãos e empreendedores”, informou o BC.  

O Drex terá paridade com o Real e funcionará como uma espécie de “Pix dos serviços financeiros”. “A moeda digital do BC é Real. É apenas uma forma diferente de representá-lo”, explica o Banco Central.

Lined Circle

A perspectiva do BC é disponibilizar a moeda à população a partir do final de 2024.  O projeto-piloto teve início em março, com os primeiros testes de uma plataforma para operações com Drex.

De acordo com o BC, a “Plataforma Drex é um ecossistema de registro distribuído (em inglês Distributed Ledger Technology – DLT), no qual intermediários financeiros regulados converterão saldos de depósitos à vista e em moeda eletrônica em Drex, para que os seus clientes tenham o acesso a vários serviços financeiros inteligentes”.

Lined Circle

Em julho de 2023, 16 grupos representativos do mercado financeiro começaram a ser incorporados aos testes do Drex.   Na prática, quando estiver disponível, será possível movimentar o dinheiro digital da mesma forma que você movimentaria seus recursos hoje depositados nos bancos.

Lined Circle

"O usuário final terá uma carteira virtual em custódia de um agente autorizado pelo BC – como um banco ou uma instituição de pagamento",  destaca o Banco Central.