Qual a influência nos mercados globais?
Chamada também de “mãe de todas as curvas”, dada a sua importância para a valoração da maior parte dos ativos de risco do mundo, a curva de juros dos EUA é composta pela taxa de rendimento das Treasuries ao longo dos diversos vencimentos.
Ativos de risco ao redor do mundo, direta ou indiretamente, terão seus preços ligados à mãe de todas as curvas. Confira, a seguir, quatro momentos em que ela é considerada.
Para precificar a taxa de juros que uma empresa americana irá pagar ao emitir títulos de dívida, considera-se a taxa de juros da Treasury de vencimento similar e adiciona-se um spread, que levará em consideração uma série de informações como o setor em que essa empresa atua, o nível de endividamento, sua nota de crédito e perspectivas. Caso a dívida seja de uma empresa que esteja em um país fora dos EUA, adiciona-se, também, um spread de risco-país.
Ou continue para saber em quais outros momentos a curva de juros dos EUA é utilizada.
Atenção! Os termos Treasuries e spread são desconhecidos para você?
Para o câmbio, o diferencial entre taxas de juros é essencial para calcular o valor justo de um par de moedas. Como, em geral, esses pares incluem o dólar como uma das moedas, a diferença entre as taxas de juros de um determinado país e as taxas dos EUA será o principal fator a provocar apreciação ou depreciação de sua moeda.
No mercado imobiliário, as taxas das hipotecas, que influenciam diretamente na oferta e demanda por imóveis, são determinadas a partir de um spread em relação às taxas de juros do governo mais longas, dada a natureza de longo prazo desse tipo de empréstimo, acrescidas de um prêmio de risco, que envolve o tipo do imóvel, a região e a capacidade de pagamento do tomador desse empréstimo.
O CAPM (Capital Asset Pricipal Model), modelo de precificação de ativos, considera que o retorno esperado de um ativo é composto pelo (i) retorno livre de risco e (ii) prêmio de risco. O retorno livre de risco nada mais é do que a taxa de rendimentos do governo, no caso, do Tesouro dos EUA.