Como declarar previdência privada no IR?

Saiba como funciona a declaração e dedução

Arrow

Segue a linha

White Frame Corner

Segundo a Fenaprevi, a busca por planos de previdência privada continuou crescendo no Brasil ao longo do terceiro trimestre de 2022, com alta de 18,8% no ano a ano e alcançando R$41,7 bilhões. Até o final de novembro do ano passado, cerca de 11,1 milhões de brasileiros contrataram planos

As movimentações envolvendo planos de previdência privada feitas em 2022 precisam ser informadas pelo contribuinte na Declaração Anual de Imposto de Renda. O que vai mudar é a forma como as informações serão apresentadas à Receita Federal, já que cada tipo de plano tem uma regra diferente.

Nesse sentido, PGBL e VGBL seguem regras distintas com relação às regras de tributação e forma de declaração de IR, assim precisam ser tratados de forma diferente. Nos próximos stories você vai conferir o passo a passo para declarar as duas modalidades no Imposto de Renda.

Informe o valor das contribuições feitas pelo participante na ficha “Pagamentos Efetuados”. O código de número 36 é o de “Previdência Complementar (inclusive FAPI)” e deve ser usado se você realizar aportes em PGBL. Informe seu nome e o CNPJ da instituição seguradora responsável pelo seu plano de previdência. Sobre o saldo existente, você não precisará informar o valor ou a abertura por fundo. Caso você tenha feito apenas contribuições no ano anterior (2022) sem nenhum resgate no ano, não precisará declarar mais nenhuma informação.

Como declarar PGBL no IR?

Vale ressaltar que quem opta por fazer aplicações em PGBL tem a possibilidade de abater até 12% da renda bruta anual na declaração de IR, caso entregue a declaração completa e contribua para o regime de previdência geral (p.ex., INSS).

Yellow Wavy Line
Yellow Wavy Line
Yellow Wavy Line
Curved Dotted Line

Inclua na ficha “Bens e Direitos”, selecione o grupo 99 “Outros Bens e Direitos” e código 06 “VGBL – Vida Gerador de Benefício Livre”, sem os rendimentos acumulados. No campo “Situação em 31/12/2021”, informe o total investido no plano VGBL até essa data. Já em “Situação em 31/12/2022”, o total histórico aplicado até essa data. Informe o CNPJ da seguradora e no  campo “discriminação”, as informações da apólice.

Como declarar VGBL no IR?

Arrow

Para finalizar, informe qual era a  situação da aplicação nas datas especificadas do exercício. Aqui, é importante discriminar o saldo existente em cada data, de acordo com o que está especificado no informe de rendimentos. O valor declarado é, então, o  saldo. Ou seja, é o que você acumulou com os depósitos, sem contar a rentabilidade.

Curved Dotted Line
Curved Dotted Line