Confira agora o que a alteração da Taxa Selic afeta

Segue a linha | Segue a linha | Segue a linha

A taxa Selic, ou taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, é a referência básica de juros da economia brasileira.

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic auxilia no controle da inflação. Quando ela sobe, o crédito fica mais caro, porque todas as taxas de juros praticadas na nossa economia tendem a subir, e a poupança é estimulada, porque os investimentos seguros pagam mais. Isso faz com que o consumo da população seja reduzido e, consequentemente, com a menor demanda por produtos e serviços, o índice de inflação cai. Quando a taxa cai, espera-se o movimento oposto, de estímulo ao consumo.

Selic x Inflação

A cada 45 dias, a equipe do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) se reúne para decidir os rumos da taxa de juros para o período seguinte. Os resultados da economia do Brasil e os movimentos dos mercados internacionais podem afetar a decisão.

Como funciona a Selic?

A taxa Selic é um índice que afeta taxas de juros de toda a economia. Dessa forma, sua alta ou queda acaba afetando os investimentos que estão indexados a ela, principalmente os de renda fixa. Além disso, ela encarece o crédito às empresas, afetando companhias listadas na bolsa, e diminui a atratividade da renda variável, afetando também ações, fundos imobiliários, entre outros.

Como a taxa Selic afeta os investimentos?

Na prática, quando a Selic cai:

Tomar dinheiro emprestado fica mais barato, já que os juros cobrados nessas operações ficam menores 💰

Isso estimula o consumo 📈

O que acontece com a queda da taxa Selic?

O que acontece com o aumento da taxa Selic?

Na prática, quando a Selic sobe:

Os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos 💳

Isso desestimula o consumo e favorece a queda da inflação 📉

Quando a Selic está em alta, os investimentos de renda fixa se beneficiam de imediato. Em 2015, por exemplo, quando a taxa bateu 14,25% ao ano, os títulos do Tesouro Direto eram excelentes alternativas de rentabilidade e segurança. Mas também existem títulos de renda variável que se beneficiam dos juros altos, como fundos imobiliários de papel e ações de alguns setores específicos, como bancos. Fique sempre atento às recomendações dos analistas e ao seu perfil de investidor.

Onde investir com a Selic alta?

Como você pode ver, acompanhar as mudanças na taxa Selic é essencial para sempre ter controle sobre os rendimentos do seu investimento. Para saber mais sobre a taxa Selic e como ela afeta seus investimentos clique no link abaixo:

Não deixe de acompanhar a evolução dessa taxa!