Rússia vs Ucrânia: como esse conflito impacta as criptomoedas?

XP Investimentos | Março/22

As tensões geopolíticas impactam fortemente a economia do mundo todo, incluindo investimentos como as criptomoedasMas por quê?

Vamos explicar com base no exemplo da Rússia vs. Ucrânia. Mas, para isso, precisamos retomar alguns pontos

Arrow

Com a decisão do conflito, ambos os países podem ter dificuldade em acessar o financiamento externo da Rússia ou, até mesmo, ter confiscado o dinheiro em bancos locais.

E uma das alternativas para evitar o bloqueio financeiro seria por meio das criptomoedas.

Em momentos de crises e falhas do sistema financeiro tradicional, as criptomoedas, em tese, se provariam eficientes e seguras, já que, para ter acesso, é necessário a chave privada do proprietário, devido ao sistema blockchain.

Assim, entidades não podem congelar transações com criptos. 🧊 

Criptomoeda é uma forma de transferência de valores.  Considerando a alta demanda para conversão de moeda local em dólar, a fim de deixar o país, a USDT, ou stablecoin indexada ao dólar, estava negociando acima do seu valor na Ucrânia,em 24/02.

Ok. Mas e no contexto Rússia vs Ucrânia?

Todo o movimento mencionado acima resulta na desconfiança no sistema financeiro tradicional, ou seja, em bancos.  Desta forma, um grande fluxo de investimento dos Russos para as criptomoedas é gerado, no qual o principal objetivo é a preservação do patrimônio.

Então, resumindo 🖺

Dentre as criptomoedas do momento, as que melhor desempenharam em decorrência ao conflito Rússia vs Ucrânia foram as stablecoins abaixo: 

1. Terra 2. Theter 3. USD Coin 4. Binance USD

Todas mantiveram o seu valor correlato ao dólar em semana de forte demanda por ativos defensivos.

Já as criptomoedas com desempenhos negativos, temos como destaque:

1. Cardano 2. Ethereum

Sabe-se que em momentos de grande volatilidade os investidores buscam por criptoativos mais consolidados no mercado, principalmente aqueles com melhor reputação.

A Arcane Research e CryptoRank confirmaram que a oferta das criptomoedas do tipo stablecoins atingiu um total de US$ 180bi em fevereiro/22, principalmente com a alta volatilidade do mercado.

Em fevereiro, ela cresceu 6%, entrando nos top 10 de moedas por capitalização de mercado.

Portanto, é essencial entender quando é a oportunidade ideal para investir ou retirar investimentos, tendo em mente considerações geopolíticas, religiosas e outras.