Onde investir em 2024?

Analistas dão dicas preciosas para você investir com efetividade nos próximos 12 meses

Arrow

2023 foi marcado por um cenário macroeconômico global conturbado: a inflação seguiu predominantemente em alta, apesar dos sinais de melhora ao fim do ano. No Brasil, a economia teve um desempenho relativamente positivo, ainda que tenha apresentado um déficit primário bastante alto.

Frente a este contexto, 2024 se apresenta com uma série de incertezas: será que as estratégias de cortes de juros dos bancos centrais se manterão? Quais serão os impactos das políticas monetárias do exterior por aqui? Como se desenvolverá a economia do Brasil? Diante disso, como estar preparado para investir considerando os diferentes cenários econômicos?

Projetamos crescimento econômico mais fraco, inflação mais baixa e câmbio relativamente estável nos próximos meses, o que deve permitir ao Banco Central reduzir a taxa básica de juros.

Expectativas do cenário macroeconômico para 2024

Em relação aos principais índices que impactam os investimentos, a projeção aponta um cenário de queda para a taxa Selic ao ano, que passa de 11,75% para 10%, como também para o IPCA, que cai de 4,5% para 3,9%.

Todo esse cenário impacta não só a economia e os hábitos de compra da população, mas também os seus investimentos. Por isso, entender as oscilações do mercado e ficar atento às possíveis tendências é essencial para garantir sucesso nos seus investimentos.

Considerando todo esse contexto, a XP lançou o relatório Onde Investir em 2024, um material completo com as análises dos nossos especialistas sobre as principais fatores que impactam o mercado, além de dicas de onde investir para obter os melhores resultados.