Entenda o que pode influenciar a queda da moeda norte-americana.
As notícias de queda do dólar deixam investidores e interessados bastante otimistas. No dia 23 de outubro, a moeda era cotada a cerca de R$ 5,02. Mas você sabe o que pode estar por trás de uma queda do dólar?
Diversos fatores podem estar relacionados à queda do dólar. Para facilitar, vamos listar aqui os principais motivos que contribuem para derrubar a moeda:
Entrada de capital estrangeiro: com o aumento da taxa Selic e a maior busca por investimentos no Brasil, o dólar é pressionado para baixo, derrubando o preço da moeda.
Superávit na balança comercial, alavancado pelo aumento das exportações de commodities.
Ou continue para se aprofundar sobre os motivos que estão por trás da queda do dólar.
Melhoria da economia brasileira: estimulada com a queda da inflação, esse movimento melhora a confiança dos investidores estrangeiros no país, e, consequentemente, aumenta a circulação do dólar no Brasil.
Fortalecimento do euro: com o fortalecimento do euro em relação ao dólar, o custo das importações brasileiras é reduzido, o que também nos ajuda a entender porque o dólar está caindo.
Diminuição da demanda por dólares: como consequência de todos os fatores listados aqui, a demanda por dólares por parte de investidores estrangeiros reduz, conforme se estabelece um clima pessimista em relação à economia global.
Conflitos atuais: a Guerra na Ucrânia e o mais recente conflito de Israel influenciam a queda, pois tais conflitos colaboram para a desaceleração do crescimento econômico, aumento da inflação e redução da confiança por parte dos investidores.