Entenda quanto rende e como investir
A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras públicas e privadas. Seus princípios são muito semelhantes aos da Letra de Crédito Imobiliário (LCI). A principal diferença está na destinação dos valores captados.
O valor captado na LCA é destinado, principalmente, para os empréstimos a produtores rurais que precisam do dinheiro para comprar maquinário e insumos. Assim, ao mesmo tempo em que pode colher bons rendimentos, o investidor ajuda indiretamente a impulsionar um setor vital para o país.
Basicamente, produtores rurais tomam empréstimos com instituições financeiras via títulos de crédito. Instituições Financeiras utilizam tais títulos como lastro de emissões de LCA, que são distribuídas aos investidores.
O investimento em LCA é feito por meio de um banco emissor ou de uma corretora autorizada, como a XP Investimentos. Entre as duas opções, as corretoras de investimentos oferecem um leque mais amplo de produtos, pois trabalham com aplicações de diferentes emissores. E, em boa parte dos casos, suas taxas de rentabilidade são mais competitivas.
– qual o tipo de LCA é mais adequado às pretensões do investidor, além de acompanhar as recomendações de especialistas como os assessores de investimentos da XP; – quanto maior for o montante aplicado e também o prazo acordado, melhores serão as taxas de rentabilidade obtidas.