Planejamento financeiro para casal

Como fazer e ser ainda mais feliz a dois

Arrow

Segue a linha

Lined Circle

Quando duas pessoas decidem compartilhar a vida, morando junto ou não, dilemas envolvendo dinheiro são comuns. Por isso, para manter a harmonia do relacionamento, um planejamento financeiro é essencial.

Vida financeira a dois: por que se preocupar?

Segundo o levantamento da Noh, um serviço que funciona como uma carteira digital compartilhada para automatizar a divisão de contas e despesas de um casal, os casais de grandes cidades no Brasil gastam, juntos, uma média de R$ 4.500 por mês, com alimentação, moradia, saúde e lazer.

Qual é o gasto mensal de um casal?

De maneira geral, uma das formas recomendadas de distribuir a renda individual entre as despesas é a regra das 3 partes: 50% com gastos essenciais (conta de luz, água, aluguel), 30% com gastos não essenciais (comida por delivery, roupas etc) e 20% para os seus investimentos (aplicações, aposentadoria, viagem dos sonhos).

Como dividir as despesas do casal?

Porém, em casal, é preciso avaliar como fazer a distribuição de forma justa. Uma opção é dividir as contas proporcionalmente, onde cada um contribui com uma porcentagem equivalente aos seus rendimentos. Por exemplo, se um dos parceiros ganha 70% da renda total do casal, pode ser responsável por 70% das contas.

Se a preocupação é o futuro financeiro do casal, algumas dicas para esse planejamento incluem:

Como planejar um futuro a dois?

1. Conversar sobre seus sonhos individuais e a dois 2. Definir quais são as prioridades 3. Planejar como atingir seus objetivos 4. Assumir o compromisso de forma clara e honesta

Para ter controle sobre o que está sendo gasto, vocês podem contar com ferramentas como:

Como fazer o controle das despesas do casal?

aplicativos de mensagem planilhas de controle de gastos cadernos/blocos de anotações aplicativos específicos para divisão de despesas