Inflação em 2023

Entenda quais as expectativas para a inflação no Brasil e no mundo.

Arrow

Em relatório anterior dos nossos especialistas, a projeção para a inflação no Brasil em 2023 estava em 4,8%, passando agora para 4,5%. Apesar da queda na projeção, a estimativa ainda é maior do que a meta definida pelo Banco Central, de 3,25%.

Projeção da Inflação no Brasil cai para 4,5%

Circled Dot

- Reajuste dos preços dos combustíveis pela Petrobras, com impacto líquido de -0,07 ponto percentual; - Queda do preço da gasolina, que também pressiona a baixa do preço do etanol; - Redução das projeções do preço da energia elétrica- que tem um peso significativo na inflação. Ou seja, o preço da energia deve subir abaixo do esperado. - Queda nos preços de alimentos. A partir das últimas leituras de Alimentação e Domicilio, projetamos uma queda de 2,0 no preço dos alimentos, ante 1,2 projetado anteriormente.

E o que explica a queda na projeção?

Circled Dot

Apesar do cenário positivo, nossa revisão prevê um aumento da projeção no setor de serviços, passando de 5,4 para 5,9. O impacto é justificado, principalmente, pela alta dos preços de passagens aéreas, com aumento de 23,70% nos últimos meses.

Setor de serviços continua em alta

Ou continue para se entender o que se espera da inflação nos próximos meses.

Apesar de uma desaceleração em relação ao mês anterior (5,19%), a inflação acumulada em 12 meses até outubro de 2023 é de 4,82%, também superior ao teto da meta (4,75%). Isso significa que a inflação está acima do que é considerado saudável pelo Banco Central, impactando nos preços de produtos e serviços, reduzindo o poder de compra da população e gerando incertezas econômicas.

Inflação segue sendo um problema

A expectativa é que a inflação no mundo siga um caminho similar ao do Brasil em 2023. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), estima-se que a inflação chegue a 6,8%, ante a 8,7%, previsto no ano passado. Ainda de acordo com o órgão, a inflação global caiu para 5,3% no segundo trimestre deste ano, mas ainda segue acima da meta em praticamente todas as economias.

E no mundo, como fica a projeção inflação 2023?