Tudo o que você precisa saber sobre estratégia, macroeconomia, política, alocação e análise de mercado.
Na última edição do relatório geral de expectativas, o “100 Dias de 2023: Onde Investir Agora” da XP, faltavam respostas sobre a política fiscal do novo governo e a Bolsa brasileira vinha apresentando desempenho inferior aos pares globais. Ainda assim, nossos especialistas trouxeram uma visão construtiva, baseada nos níveis atrativos de preços naquele momento.
Meses depois, com o arcabouço fiscal em fases finais de tramitação, é possível começar a vislumbrar o desenho da reforma tributária e aguardamos o início do ciclo de afrouxamento da política monetária — com o primeiro corte da Selic já em agosto.
A Bolsa brasileira vem apresentando fortes ganhos, mas os preços ainda seguem em níveis atrativos, na visão de nossos especialistas.
Isso é corroborado por dados históricos, que mostram a Bolsa brasileira valorizando até três vezes mais que o CDI durante períodos de ciclos de cortes de juros.
Globalmente, a postura dos bancos centrais continua dura, enquanto as economias têm apresentado maior resiliência do que o esperado e a inflação vem desacelerando.
De maneira geral, é importante notar que o nível de preço da Bolsa americana está elevado. Portanto, ao contrário do que vemos no Brasil, seguimos com maior cautela para os mercados globais, mantendo a preferência pela Renda Fixa nos EUA.