Primeiro, o que são Fundos Imobiliários? Os FIIs, de modo geral, são o resultado da união de pessoas interessadas em investir em imóveis sem necessariamente comprar e administrar imóveis.
Expert XP · 30 Mar, 2022
As cotas de cada acionista, que são as partes do fundo que cada investidor possui, são proporcionais ao seu investimento.
→
Os Fundos Imobiliários (FIIs) de papel são investimentos de renda variável que investem o patrimônio de seus cotistas em instrumentos financeiros com lastro no setor imobiliário, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras Hipotecárias (LH).
→
Os fundos de papel são comumente chamados de fundos de recebíveis, já que são proprietários de títulos que conferem o direito ao recebimento dos créditos imobiliários.
→
O FII emite cotas a serem vendidas na Bolsa de Valores a investidores pessoa física e institucionais. O valor da venda das cotas é usado para montar uma carteira de investimentos.
→
Vantagens x Desvantagens dos FIIs de Papel Menor risco e volatilidade, liquidez e diversificação do risco são algumas das vantagens do FII de papel.
→
Vantagens x Desvantagens dos FIIs de Papel Por outro lado, diferentemente dos FIIs de tijolos, nos FIIs de papel a valorização patrimonial é baixa e ocorre em ritmo bem devagar, dado que distribuem quase todo resultado.
→
Por que vale investir? Desde 2020, FIIs com maior exposição aos índices de inflação têm sido beneficiados devido à aceleração da inflação.
→
Além disso, a alta da taxa básica de juros, a Selic, impacta positivamente os FIIs do segmento de recebíveis, pois diversos fundos têm alocações em CRIs com indexação ao CDI, o que levaria a um aumento nos rendimentos e, consequentemente, da distribuição de dividendos.
→