Black Friday 2023

Confira as expectativas para o varejo

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A Black Friday é um dos momentos mais importantes do varejo, e as perspectivas para a temporada de 2023 são bastante animadoras. O evento, que acontece em 24 de novembro, aquece a economia, aumentando o consumo, movimentando o comércio e promovendo a concorrência entre as empresas. Em 2022, o faturamento da Black Friday foi de R$ 6,1 bilhões, sendo o e-commerce responsável por 62% das vendas.

O que esperar da Black Friday 2023?

A BF não é só aguardada pelos comerciantes: os consumidores também esperam boas ofertas e descontos no evento varejista. Segundo uma pesquisa realizada pela Conversion, a intenção de compra passou de 83,3% no ano passado para 90,5% este ano. Já de acordo com a pesquisa da Méliuz, 95% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday 2023, sendo que 32% deles estão dispostos a gastar mais de R$ 1.000.

Intenção de compra cresce na Black Friday 2023

O setor de eletroeletrônicos segue sendo o favorito de compras devido às possibilidades de desconto. Mas, segundo projeção da Neotrust, as categorias que podem se destacar em faturamento neste ano, são:

Categorias mais desejadas na Black Friday 2023

-> Informática (+40,5%); -> Telefonia (+31,4%); -> Eletrônicos (+14,9%); -> Eletrodomésticos (+8,9%); -> Eletroportáteis (+2,8%).

De acordo a Neotrust, a expectativa é que a Black Friday 2023 movimente R$ 6,92 bilhões no comércio eletrônico, um aumento de 12,6%, que pode impactar os resultados do 4º trimestre. No entanto, a BF deste ano tem alguns obstáculos, como: a alta da inflação, o alto  índice de inadimplência das famílias, e a seca história na Amazônia, que afeta a Zona Franca de Manaus (ZFM), um dos polos industriais mais importantes do Brasil.

Mas o que isso significa para o varejo?

E-commerces listados na Bolsa de valores dos setores de eletrônicos tendem a ter melhor desempenho na data, justamente pelo maior interesse do consumidor. Mas além das empresas nacionais, a Black friday 2023 já demonstra maior preferência dos consumidores por plataformas estrangeiras, como Shoppe e Shein.  Segundo pesquisa da MField, ambas as empresas asiáticas estão entre os top 3 dos brasileiros.

E quais as expectativas para as ações?

Se por um lado o preço das varejistas estrangeiras pode parecer um bom negócio para os consumidores, para as empresas nacionais o risco é de perder clientes, principalmente com a adesão da Remessa Conforme.

Remessa Conforme favorece varejistas do exterior

Implementada em 1º de agosto de 2023, a Remessa Conforme é um programa que permite que as plataformas estrangeiras importem mercadorias sem pagar imposto de importação antecipadamente. Assim, ela reduz o custo de importação e permite que essas plataformas ofereçam preços mais competitivos aos consumidores brasileiros.