Omni Banco & Financeira

Entenda aqui quem é a Omni Banco & Financeira.


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Este é um relatório informativo sobre o emissor. Para informações sobre taxas de CDBs, LCIs, LCAs, LCs, acesse a Plataforma da XP.

Caso não tenha familiaridade com o setor bancário, sugerimos leitura do Glossário ao final da página e acesso ao nosso conteúdo. Saiba tudo sobre o FGC.

Ao investir em um dos ativos do Omni elegíveis à garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), como CDB, LC, LCI e LCA, o investidor está coberto até o limite de R$250 mil*.

Letras Financeiras (LFs) não são garantidas pelo FGC.

Quem é a Omni?

História

A Omni foi fundada em 1994, como uma sociedade de crédito, financiamento e investimento, tendo iniciado suas atividades com o financiamento de veículos usados. Hoje, oferece também crédito pessoal, cartão de crédito e financiamento de móveis e utensílios domésticos em lojas e plataformas digitais.

Em 2007, o conglomerado começou a atuar no segmento de cartões, emitidos em parceria com redes varejistas.

Iniciou suas operações no segmento de Non Performing Loans (NPL) em 2015, adquirindo carteiras de terceiros e recuperando os créditos através da cobrança.

Em 2017, adquiriu o Banco Pecúnia, sendo posteriormente renomeado para Omni Banco S.A.

Atuação

O principal segmento de atuação da Omni é a originação de financiamentos de veículos usados para clientes das classes C e D, com ênfase em veículos leves, caminhões e utilitários com mais de dez anos de uso, segmento onde possui menor concorrência.

A instituição também possui operações relevantes em Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Suas outras frentes de atuação abrangem cartão de crédito, compra e recuperação de ativos problemáticos e crédito ao microempreendedor.

Nota-se que a Omni Financiamento é a instituição controladora, enquanto a Omni Banco é sua subsidiária.

Presença

A Omni está presente em 10 estados através de 100 correspondentes e mais de 800 mil clientes.

Fonte: XP Investimentos, Omni.

Quem são seus acionistas?

Fonte: XP Investimentos, Omni.

Principais fatores de crédito

Fonte: XP Investimentos, Omni.

Destaques operacionais

A carteira de crédito classificada da Omni totalizou R$ 3,6 bilhões ao fim de 2020, avanço de 12,3% em comparação com o saldo de 2019. A carteira de financiamentos permaneceu com a maior participação dentro da carteira de crédito, com 70,1%.

A natureza das atividades de financiamento de veículos usados tem alta correlação com a atividade econômica, que pode apresentar volatilidade, o que eleva o risco de inadimplência da carteira de crédito da instituição.

Por outro lado, o foco em Varejo (que representou 96,4% da carteira em 2020) faz com que a Omni não possua concentrações representativas de devedores dentro de sua carteira de crédito, pulverizando assim seu risco.

A carteira de créditos adquiridas (NPL) totalizou R$ 59,2 milhões ao fim de 2020 e segue em trajetória de redução frente aos exercícios anteriores.

Destaques financeiros

Rentabilidade

A receita de intermediação financeira da Omni em 2020 totalizou R$ 1,6 bilhão, crescimento de 3,8% frente ao registrado em 2019. A métrica foi impulsionada no exercício pela maior recuperação de créditos baixados como prejuízo, que se refere, que cresceu 26,5% em comparação com o ano anterior para R$ 608 milhões.

A instituição reportou lucro líquido de R$ 177 milhões no exercício, avanço anual de 94,1%. No entanto, identifica-se que a maior parte da lucratividade foi impulsionada por efeito não recorrente: houve o impacto positivo da restituição de R$ 120,4 milhões em impostos no ano.

Mesmo assim, o resultado antes da tributação sobre o lucro (que exclui do lucro líquido os efeitos de impostos e contribuições sociais) totalizou R$ 65,2 milhões no exercício, avanço anual de 75,6%

O sólido histórico de atuação da Omni no nicho de financiamento de veículos usados permite que a companhia reporte retorno sobre patrimônio líquido médio (ROAE) constantemente elevados. Em 2020, o ROAE registrado foi de 41,7%.

Inadimplência

Além do crescimento de 12,3% da carteira de crédito, o conglomerado também reportou melhora em seus indicadores de qualidade. A proporção da carteira E-H, que concentra os devedores com atraso de pagamento há mais de 90 dias, em relação ao total alcançou 15,3% ao fim de 2020, ante 18,6% em 2019. Enquanto isso, a provisão para devedores duvidosos (PDD) apresentou melhora de 0,9 ponto percentual para 12,6%.

Dada a natureza de crédito ao consumidor para classes de menor renda, os índices de inadimplência da Omni normalmente são mais altos do que as instituições financeiras que possuem outras frentes de atuação. A maior inadimplência é compensada por juros mais altos.

Liquidez e solvência

Na frente de liquidez, o conglomerado possui posição confortável, com gap positivo em cerca de R$ 1 bilhão nos próximos 12 meses.

De acordo com nossos cálculos, o índice de liquidez de curto prazo da Omni – indicador que mede a capacidade de pagamento da instituição – foi de 3,0x em 2020, crescimento em relação ao final de 2019 (1,7x).  Uma razão menor que 1x indica que se o banco precisasse quitar todas as suas obrigações de curto prazo, seus recursos disponíveis seriam insuficientes.

A Omni encerrou 2020 com um Índice de Basileia de 16,8%, acima do patamar de 12,8% do ano anterior. Atualmente, o indicador exigido pelo Banco Central é acima de 9,25%.

O aumento pode ser explicado pelo crescimento do Patrimônio de Referência, conforme detalhado a seguir: (i) avanço de R$ 125 milhões no Capital Principal, devido ao aumento do capital social com reservas de lucros; (ii) crescimento de R$ 110 milhões no Capital Complementar; e (iii) aumento de R$ 35 milhões no Patrimônio de Referência Nível II, por meio da emissão de Letras Financeiras Subordinadas.

A capitalização busca compensar o risco do modelo de negócios e o acesso a novas oportunidades de atuação.

Glossário

Run-off: quando o banco muda sua estratégia para focar em um segmento em detrimento de outro, a carteira antiga do segmento a ser descontinuado (ou reduzido) permanece em balanço em processo de extinção. Esse processo é chamado de run-off.

Liquidez: A relação entre os ativos mais líquidos de curto prazo e os passivos exigíveis no curto prazo. Esta é uma medida de cobertura de seu saldo devedor mais curto. Quanto maior o índice, melhor a situação da instituição financeira.

Basileia: parte de acordos bancários firmados entre diversos bancos centrais do mundo para prevenção de risco de crédito. Mede a relação entre capital próprio e o capital de terceiros que será exposto a risco por meio da carteira de crédito do banco. As instituições financeiras são obrigadas a manter um índice mínimo de 8% mais um adicional de conservação de capital principal de 2,5%. Esse índice mínimo visa proteger os clientes das instituições financeiras.

ROE: é o quociente entre lucro líquido e patrimônio líquido da instituição. É uma medida de rentabilidade.

Carteira E-H: Classificação determinada pelo Banco Central na resolução nº 2.682. Os créditos bancários são classificados em nove níveis, sendo eles: AA (menor risco), A, B, C, D, E, F, G e H (maior risco). Sendo assim, a carteira E-H inclui os créditos mais arriscados e aqueles com atraso de pagamento acima de 91 dias. Esses créditos exigem provisão entre 30% e 100% sobre o valor das operações.

Veja mais

Fonte

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Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

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