Eleições EUA 2020: Relatório Semanal 4/09/2019

O Relatório Semanal de Política Americana elaborado pela equipe de Análise Política da XP apresenta os destaques da semana, atualização das pesquisas de intenção de voto e, eventualmente, materiais extra.

access_time 04/09/2019 - 17:23
format_align_left 1 minuto de leitura

Resumo da semana

Dez pré-candidatos já se qualificaram para o próximo debate democrata. Os 10 candidatos que se qualificaram foram: Joe Biden, Bernie Sanders, Elizabeth Warren, Kamala Harris, Pete Buttigieg, Julián Castro, Amy Klobuchar, Beto O’Rourke e Andrew Yang. O debate será no dia 12 de setembro.

Enquanto as primárias democratas continuam acirradas, marcadas por ásperas discussões, o Partido Republicano tem gozado de certa calmaria. Apenas as impotentes figuras de Joe Walsh e Bill Weld se apresentaram na tentativa de concorrer com Donald Trump à nomeação republicana.

 Se os dois primeiros se apegassem à história americana, provavelmente não perderiam tempo e recursos neste pleito. Desde o início do século XX, nenhum presidente deixou de ser nomeado candidato por seu partido à reeleição. No século XIX, foram seis casos em que os partidos abandonaram seus presidentes. O último, Chester Arthur, no distante ano de 1884.

Para além disso, o presidente goza de alta popularidade entre a população identificada com o Partido Republicano. Em recente pesquisa Gallup realizada entre 11 e 14 de Agosto, 88% destes aprovavam o trabalho de Trump. Até março –quando os dados estão disponíveis –, todas as pesquisas mostravam que Trump tinha pelo menos 60% de intenções de votos nas primárias republicanas, quase 50 p.p. acima do segundo colocado, o ex-senador Mitt Romney (http://bit.ly/2NPyzJQ). Todo esse cenário implica inequivocamente a presença de Trump nas eleições de 2020.

Para acessar o Relatório Semanal das Eleições Americanas de 2020, clique aqui.

XP Política

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.