Eleições EUA 2020: Relatório Semanal 13/08/2019

O Relatório Semanal de Política Americana elaborado pela equipe de Análise Política da XP apresenta os destaques da semana, atualização das pesquisas de intenção de voto e, eventualmente, materiais extra.

access_time 13/08/2019 - 16:55
format_align_left 2 minutos de leitura

Resumo da Semana

Iowa State Fair é um evento anual com dez dias de duração que reúne os moradores do estado. Embora política não seja a atração principal, os pré-candidatos têm uma boa oportunidade de marcar presença no estado chave para as eleições presidenciais americanas. Não só vão ao palco fazer discursos, como também podem deixar impressões positivas (ou negativas) aos eleitores. Em 2007, por exemplo, Obama deixou de discursar para levar as filhas ao carrinho bate-bate da feira (https://cnn.it/2Z1aQIK).

Ao longo da feira, os residentes podem manifestar seu apoio aos pré-candidatos depositando grãos de milhos em jarras de vidro com o nome de cada um dos políticos. Este ano, Biden liderou o ranking entre os democratas, com 33% dos votos. Pette Buttigieg ficou em segundo lugar, com 14%, e Elizabeth Warren em terceiro, com 12%. Entre os republicanos, Trump obteve 97% dos votos (https://bloom.bg/2TsedHn).

Bill Weld, o outro pré-candidato republicano, esteve presente ao evento e direcionou seu discurso aos apoiadores do seu partido, pedindo que rejeitem o racismo de Donald Trump (http://bit.ly/2Z4GiFM). Já Bernie Sanders reivindicou para si os créditos pelo boom progressista nessas eleições e afirmou que muitas de suas ideias foram adotadas por outros pré-candidatos, a exemplo do Medicare for All (http://bit.ly/2H2ihJe). Kamala Harris também tem investido mais em Iowa, com propagandas especialmente feitas para o estado e um tour de cinco dias, o mais longo que já fez nos primeiros estados que realizam as convenções partidárias. Pesquisas recentes mostram que Harris configura terceira posição entre os pré-candidatos democratas em Iowa, atrás de Biden e Warren (https://nyti.ms/2H3NOL2).

Por que Iowa é importante para as eleições presidenciais americanas?

A convenção partidária de Iowa é a primeira do ano eleitoral. Os filiados aos partidos discutem e escolhem os nomes em que os delegados do estado votarão. Por ser o primeiro a selecionar candidatos, Iowa atrai a atenção da imprensa, de eleitores e doadores de campanha. Um bom desempenho é importante para seguir tendo apoio financeiro.

XP Política

Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins da Instrução CVM nº 598, de 3 de maio de 2018. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

Receba nosso conteúdo por e-mail

Receba resumos diários, semanais e mensais e fique sempre bem informado sobre nossas análises, relatórios e recomendações de investimentos.

Clique para se cadastrar