XP Expert

Atenções voltadas para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu

Atenções voltadas para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu nesta quinta-feira, 08/09/2022

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Áudio disponível em breve.


IBOVESPA +0,2% | 116.933 Pontos

CÂMBIO +0,1% | 5,19/USD

O que pode impactar o mercado hoje

Destaque do dia

Na agenda econômica desta quinta-feira, destaque para a decisão de política monetária do BCE (Banco Central Europeu), além da divulgação dos pedidos iniciais de auxílio desemprego nos Estados Unidos na semana passada, também teremos o pronunciamento oficial do Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e a publicação de índices de inflação na China referentes a agosto. No calendário de indicadores econômicos do Brasil, por sua vez, destaque para a divulgação do IGP-DI de agosto.

Brasil

O principal índice da bolsa brasileira encerrou o pregão da terça-feira (06) pré-feriado no negativo, aos 109.763 pontos com uma variação negativa de 2,17%. Enquanto o dólar subiu 1,63% frente ao real, encerrando o pregão aos R$ 5,23. Rompendo a trajetória de queda da última semana, as taxas de juros futuras apresentaram elevação na terça-feira, principalmente como reflexo do discurso mais conservador do presidente do Banco Central (Bacen) sobre taxa de juros e inflação. Na véspera, o mercado havia demonstrado certo otimismo, com expectativa de proximidade do fim do ciclo de aperto monetário. No entanto, o Bacen ressaltou ainda manter cautela em relação a cortes prematuros da taxa nos próximos trimestres. DI jan/23 fechou em 13,755%; DI jan/24 encerrou em 13,12%; DI jan/25 foi para 11,95%; DI jan/27 fechou em 11,63%; e DI jan/29 encerrou em 11,72%.

Mundo

Bolsas internacionais amanhecem sem movimentos expressivos (EUA 0% e Europa +0,1%) enquanto investidores aguardam o discurso do Jerome Powell e a decisão de política monetária do Banco Central Europeu, nesta quinta-feira. Nos EUA, o pronunciamento do Powell deverá ser mais inclinado para o lado contracionista e ocorrerá logo após o do Lael Brainard, que também reafirmou o tom mais hawkish do Federal Reserve, sustentando a narrativa de taxas de juros mais elevadas para o controle da inflação. Na Europa, hoje o foco ficará por conta da decisão de política monetária do BCE. Os analistas projetam uma alta de 75bps na taxa básica de juros europeia. Na China, o índice de Hang Seng (-1,0%) encerra em baixa, ainda reverberando as novas restrições para a contenção da Covid-19 no país.

Economia Mundo

De acordo com os últimos números da Eurostat – agência de estatísticas oficiais da Europa – apresentados ontem, o PIB da zona do euro cresceu 0,8% no 2º trimestre em comparação ao 1º trimestre de 2022, desempenho mais forte do que o observado na estimativa anterior (alta de 0,6%). Em relação ao 2º trimestre de 2021, o PIB exibiu elevação de 4,1%, acima dos 3,9% vistos na leitura precedente. Pelo lado da demanda, destaque para o crescimento de 1,3% do consumo das famílias. Enquanto isso, o avanço do emprego na zona do euro desacelerou de 0,7% no 1º trimestre para 0,4% no 2º trimestre deste ano (ganho de 0,3% na estimativa anterior). Em termos interanuais, o emprego cresceu 2,7% entre abril e junho após ter aumentado 3,1% entre janeiro e março. Apesar do crescimento acima do esperado no 2º trimestre, a atividade econômica da zona do euro deverá enfraquecer consideravelmente na segunda metade de 2022, com incertezas elevadas acerca do impacto do aperto da política monetária e os efeitos prejudiciais que a guerra na Ucrânia trouxe para a Europa (grave crise energética). Indicadores de atividade mais recentes sugerem que a economia da zona do euro está entrando em período de contração.  

Agenda do dia

Na agenda econômica desta quinta-feira (8), destaque para a decisão de política monetária do BCE (Banco Central Europeu), além dos pedidos iniciais de auxílio desemprego nos Estados Unidos na semana passada, do pronunciamento oficial do Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e da publicação de índices de inflação na China referentes a agosto: Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) e Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês). Em relação ao primeiro, o mercado precifica elevação de 0,75pp nas taxas de juros de referência do BCE. A crise energética na região e a depreciação do euro devem manter a inflação em tendência altista no curto prazo – o índice de preços ao consumidor da zona do euro exibiu elevação anual de 9,1% em agosto, nova máxima histórica. No calendário de indicadores econômicos do Brasil, por sua vez, destaque para a divulgação do IGP-DI de agosto.

Veja todos os detalhes

Economia

Decisão de política monetária do BCE (Banco Central Europeu) no centro das atenções

  • De acordo com os últimos números da Eurostat – agência de estatísticas oficiais – apresentados ontem, o PIB da zona do euro cresceu 0,8% no 2º trimestre em comparação ao 1º trimestre de 2022, desempenho mais forte do que o observado na estimativa anterior (alta de 0,6%). Em relação ao 2º trimestre de 2021, o PIB exibiu elevação de 4,1%, acima dos 3,9% vistos na leitura precedente. Pelo lado da demanda, destaque para o crescimento de 1,3% do consumo das famílias. Enquanto isso, o avanço do emprego na zona do euro desacelerou de 0,7% no 1º trimestre para 0,4% no 2º trimestre deste ano (ganho de 0,3% na estimativa anterior). Em termos interanuais, o emprego cresceu 2,7% entre abril e junho após ter aumentado 3,1% entre janeiro e março. Apesar do crescimento acima do esperado no 2º trimestre, a atividade econômica da zona do euro deverá enfraquecer consideravelmente na segunda metade de 2022, com incertezas elevadas acerca do impacto do aperto da política monetária e os efeitos prejudiciais que a guerra na Ucrânia trouxe para a Europa (grave crise energética). Indicadores de atividade mais recentes sugerem que a economia da zona do euro está entrando em período de contração;
  • O “Livro Bege” dos Estados Unidos também foi publicado ontem. O relatório é divulgado pelo Fed oito vezes por ano, trazendo avaliações qualitativas sobre as condições econômicas correntes (em 12 Distritos) coletadas junto a empresários, economistas, especialistas de mercado e outras fontes. O documento apresentou uma ampliação de forças desinflacionárias desde a última divulgação, com 9 Distritos reportando moderação nas taxas de elevação dos preços. “Enquanto os custos de insumos de produção e construção permaneceram altos, os preços mais baixos dos combustíveis e o arrefecimento da demanda aliviaram as pressões…” (tradução própria). Por sua vez, os comentários sobre crescimento econômico foram mistos. A maioria dos Distritos relatou solidez do consumo das famílias, com deslocamento das despesas com bens discricionários para alimentos e outros itens essenciais. Porém, as perspectivas para a atividade econômica são de desaceleração adicional da demanda nos próximos seis a doze meses;
  • Na agenda econômica desta quinta-feira (8), destaque para a decisão de política monetária do BCE (Banco Central Europeu), além dos pedidos iniciais de auxílio desemprego nos Estados Unidos na semana passada, do pronunciamento oficial do Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e da publicação de índices de inflação na China referentes a agosto: Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) e Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês). Em relação ao primeiro, o mercado precifica elevação de 0,75pp nas taxas de juros de referência do BCE. A crise energética na região e a depreciação do euro devem manter a inflação em tendência altista no curto prazo – o índice de preços ao consumidor da zona do euro exibiu elevação anual de 9,1% em agosto, nova máxima histórica. No calendário de indicadores econômicos do Brasil, por sua vez, destaque para a divulgação do IGP-DI de agosto.

Empresas

Aeris Energy (AERI3): Ventos a Favor Devem Suportar Melhora Operacional; Atualizando Recomendação para Compra

  • Após uma queda de ações de 74% após nosso rebaixamento de recomendação da Aeris nos resultados do 2T’21, agora vemos a Aeris em um ponto de entrada atrativo e estamos mudando nossa recomendação para as ações de “Neutro” para “Compra”;
  • Em termos de valuation , acreditamos que o ROIC (retorno sobre o capital investido) estrutural acima da média deveria justificar múltiplos mais altos (nosso preço-alvo de R$ 4,00/ação implica 71% de potencial de valorização, com múltiplo target EV/EBITDA em 2024 de 7,3x conservadoramente abaixo de um desvio padrão de empresas expostas ao setor eólico), com espaço limitado para novas revisões para baixo de estimativas, em nossa opinião;
  • Além disso, esperamos:
    • (i) maturação das linhas de produção em 2023-24 devem aumentar as perspectivas de retorno da empresa;
    • (ii) alta visibilidade de receita nos próximos anos devem reduzir os riscos de crescimento de curto prazo; com
    • (iii) fundamentos fortalecidos de fontes renováveis e melhor ponto de vista de preços fabricantes de turbinas eólicas para impulsionar um crescimento sustentável de longo prazo do setor.
  • Clique aqui para acessar o relatório completo.   

Principais notícias dos setores

Nestas publicações diárias, trazemos as principais notícias nacionais e internacionais dos setores: Financeiro, Varejo (e-commerce, supermercados, lojas de roupa, farmácias, etc.), Agro, Alimentos e Bebidas e Energia (óleo & gás e elétricas).

  • Notícias Diárias do Setor Financeiro
    • Nubank adere ao open finance um ano e meio após lançamento (Valor);
    • Tributação de dividendos pode levar a maior recompra de ações pelas empresas (Valor);
    • Mercado de dívida tende a aquecer lá fora e atrair brasileiras (Valor);
    • Clique aqui para acessar o relatório completo.
  • Entrega XP: Notícias diárias do setor de varejo
    • GPA revisa plano de expansão para até 2024 (Valor);
    • Shopee cria nova taxa no país e passa a ‘esconder’ vendedores que não entregam (Estadão);
    • Esvaziamento da Black Friday verde-amarela foi gradual no governo Bolsonaro (Folha);
    • Clique aqui para acessar o relatório.
  • Agro, Alimentos & Bebidas: confira as principais notícias
    • Alimentos e Bebidas
      • Novos recordes nas exportações de carnes bovina e suína – Valor;
      • Abates de bovinos e suínos cresceram no 2º trimestre, confirma IBGE – Valor.
    • Agro
      • Commodities: Trigo sobe mais de 3% em Chicago com ameaça de Putin – Valor;
      • Receita da indústria de adubos especiais cresce 65%, para R$ 16 bi – Valor.
    • Clique aqui para acessar o relatório completo.
  • Radar Energia XP: Notícias diárias do setor de energia
    • Petróleo fecha em queda acentuada após dados econômicos fracos na China e nos EUA (Valor Econômico);
    • Distribuidoras reduzem compras de etanol, e preço cai em São Paulo (Valor Econômico);
    • Com liberação de quatro usinas, Brasil ultrapassa os 185 GW de potência instalada. (Canal Energia);
    • Clique aqui para acessar o relatório.

Mercados

BDRs fora do radar: Costco (NASDAQ: COST, BDR: COWC34)

  • Fundada em 1983, em Seattle, a Costco é a maior operadora de atacado dos Estados Unidos e atende atualmente a mais de 110 milhões de clientes com mais de 800 lojas. A empresa possui uma rede internacional de armazéns voltada para seus membros, principalmente sob o nome “Costco Wholesale“;
  • A Costco visa oferecer preços mais baixos do que os concorrentes comprando mercadorias diretamente dos fabricantes, limitando o horário de funcionamento das lojas e minimizando a mão de obra, e armazenando mercadorias em grandes prateleiras acima de um amplo armazém de autoatendimento;
  • Contudo, o principal driver dos lucros da Costco não é a venda de produtos. Na realidade, a companhia cobra de seus membros uma taxa anual (membership fees) que permitem os clientes fazerem compras em suas lojas. Essa taxa tem custos baixíssimos e são quase 100% repassadas como lucros para a empresa;
  • A empresa também possui sua própria marca, conhecida como Kirkland, usada para uma variedade de produtos vendidos nos armazéns e no site da Costco. Em 2021, a marca arrecadou cerca de US$ 59 bilhões em receitas, representando cerca de 30% das vendas totais da companhia;
  • Com a pandemia, as vendas online passaram a ser um importante driver de crescimento para muitas empresas de varejo, com a Costco o cenário não foi diferente. O foco da empresa foi no modelo pick-up. A intenção da empresa é realizar uma expansão, para cerca de 200 lojas;
  • Clique aqui para acessar o relatório completo.

Radar Global: Análises das principais empresas e tendências sob o nosso Radar | Meta e Qualcomm se juntam para criar chips personalizados de realidade virtual

  • Tencent aumenta participação na Ubisoft;
  • Meta e Qualcomm se juntam para criar chips personalizados de realidade virtual;
  • Netflix quer controlar custos de computação em nuvem com a AWS;
  • Vendas de veículos de luxo disparam nos Estados Unidos;
  • Acesse aqui o relatório internacional.

Alocação & Fundos

Principais notícias

  • Fundos Imobiliários (FIIs): confira as principais notícias
    • FIIs com alta de 20% em um mês: quando considerar o ganho de capital antes dos dividendos? (InfoMoney);
    • Qual o futuro dos fundos imobiliários? (Valor);
    • Carteira de dividendos: como montar uma para receber proventos todos os meses (InfoMoney);
    • Clique aqui para acessar o relatório completo.

ESG

Brasileiro têm dificuldade para identificar a sigla ESG, diz pesquisa do Google | Café com ESG, 08/09

  • O mercado fechou o pregão de terça-feira em território negativo, com o Ibov e o ISE em queda de -2,2%;
  • No Brasil, (i) uma pesquisa feita com mais de 3 mil brasileiros pelo Google mostrou que as pessoas acham importantes questões ambientais, sociais e de governança corporativa, mas não identificam a sigla ESG e têm dificuldade de associar marcas a esses quesitos; e (ii) até o dia 16 de setembro deste ano, estará em consulta pública pela B3 a proposta de anexar práticas ESG ao “Regulamento para Listagem de Emissores e Admissão à Negociação de Valores Mobiliários” – a finalidade da B3 é alinhar suas normas à movimentação regulatória ocorrida nos últimos dois anos, seja no âmbito nacional, seja no âmbito internacional, que contemplam práticas ESG;
  • No internacional, um relatório recém publicado da Force for Good Initiative (FFGI) mostrou que o custo de cumprir as metas globais para combater questões como fome, pobreza e mudanças climáticas aumentou 25% – já o déficit de financiamento para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma série de metas para 2030 apoiadas por todos os estados membros, aumentou ainda mais no período, subindo 35%. Clique aqui para acessar o relatório e começar o dia bem informado com as principais notícias ao redor do Brasil e do mundo quando o tema é ESG.
XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Disclaimer:

Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório. Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor. O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.

O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Instrução CVM nº 598/18 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório. Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos. O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por agentes autônomos de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a ICVM nº 497/2011, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O agente autônomo de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais. Os produtos apresentados neste relatório podem não ser adequados para todos os tipos de cliente. Antes de qualquer decisão, os clientes deverão realizar o processo de suitability e confirmar se os produtos apresentados são indicados para o seu perfil de investidor. Este material não sugere qualquer alteração de carteira, mas somente orientação sobre produtos adequados a determinado perfil de investidor. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. SAC. 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710. O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br. A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo. A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas. O investimento em ações é indicado para investidores de perfil moderado e agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto. O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. O investimento em termos é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. São contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem. O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos, e por isso é indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.