🌎 RADAR GLOBAL: Boicote ao Facebook

Panorama diário, análises de cenário internacional e ações globais


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MACRO

Nesta manhã, mercados internacionais abrem neutros nos EUA e na Europa, após alta de ontem, enquanto bolsas asiáticas fecharam em território positivo com PMIs da China indicando expansão da atividade econômica.

Pequim aprova lei de segurança nacional, permitindo a China intervir diretamente no policiamento de Hong Kong. Em resposta, EUA começa a retirar “status especial” da cidade e Europa levará caso à Corte Internacional.

Coronavírus: Aceleração dos casos nos EUA tem afetado mais os jovens, e o protocolo médico melhorou. Mesmo com aumento de casos, foi registrado mesmo ritmo de aceleração no número de fatalidades, o que achata a taxa de mortalidade, e reduz riscos de um novo confinamento massivo.

Macro – EUA: Índice de manufatura do Fed às 11:30h. China: PMI às 22h. Japão: Desemprego às 20:30h.

EMPRESAS

Boicote ao Facebook: Ações da gigante cederam 6% na sexta-feira após Unilever e Verizon anunciarem que não farão mais propaganda na plataforma, seguidas da Coca-Cola no final de semana. Essa queda pode ser revertida, uma vez que apenas 100 dos 8 milhões de anunciantes aderiram ao movimento, e a receita é fragmentada: Para se ter uma ideia, os 100 maiores clientes representam apenas 20% do total de receitas. Evento marca oportunidade para outras marcas, principalmente as com receita digital, aproveitarem o vácuo para divulgarem seus produtos.

Electronic Arts, Activision Blizzard e TakeTwo surgem como potenciais compradores do segmento de videogames da AT&T, avaliado em US$ 4bi. Gastos com jogos eletrônicos atingiram recorde de US$ 10,5bi em abril e se mantiveram altos em maio, com crescimento de 14% contra o ano passado e não aparentam ceder. Enquanto dólares são realocados de outras formas de entretenimento para os jogos, países como a China e Coréia do Sul não registram redução no engajamento mesmo com menos isolamento social.

Ações da Spotify subiram 40% nos últimos 10 pregões e já registram alta de 70% no ano com expectativas de maior receita com propagandas e cumprimento do guidance de 2020 da companhia. 20% da base de ouvintes passaram a escutar podcasts, num incremento de 20 milhões em um semestre. Empresa pode aumentar o engajamento e monetização da plataforma que já domina 35% do mercado de streaming de música e cresce mais que seu competidor Apple Music.

ANÁLISES

Oligopólio das propagandas: Amazon, Facebook e Google detêm ~70% de todo o mercado de propagandas digitais do planeta, e não dão sinal de fraqueza.

Fonte: Economist

Consumo nos EUA voltou a cair no final do mês de junho, com queda mais acentuada no setor de supermercados:

Fonte: Huq

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