Ações: como comprar e vender na prática?

Confira o passo a passo para investir em ações. Você nunca mais verá a Bolsa da mesma forma após esse simples processo que mostramos a seguir

access_time 29/01/2020 - 17:13
format_align_left 6 minutos de leitura

Para muitas pessoas, investir em ações na Bolsa parece estar tão longe da realidade que chega quase a ser platônico. No entanto, esse mito já caiu por terra há muito tempo. Não é preciso ser rico nem ter um MBA em investimentos. Hoje, a B3 – Bolsa de Valores oficial do Brasil – é bastante acessível, tanto em termos de dinheiro quanto de facilidade, já que o investidor faz tudo pela internet por meio do Home Broker.

Investir em ações, atualmente, é uma tarefa simples. Siga o passo a passo e você nunca mais achará que é difícil.

O que é Home Broker?

O Home Broker é a plataforma de negociação de ativos na Bolsa de Valores. É por meio dessa ferramenta que se compra e vende ações. Se você já é cliente da XP, basta ter um dispositivo conectado à internet para acessar o Home Broker da corretora e começar a negociar ativos.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

O surgimento dessa solução foi fundamental para que as pessoas físicas começassem a entrar na Bolsa — hoje já são mais de 1,5 milhão e esse número vem crescendo de forma rápida, sobretudo no cenário atual em que ativos de Renda Variável, como as ações, estão em voga.

Antigamente, os investidores precisavam ligar para os operadores das mesas para mandar ordens de compra ou de venda, no antigo sistema do pregão viva-voz. É muito comum relembrar como era a Bolsa nos filmes de Hollywood, com gritaria e a luta pelo espaço entre os operadores. Era, de fato, uma “bagunça” que acabava sendo inacessível à pessoa física.

Com o Home Broker, passou a ser possível investir em ações do sofá de casa, se você quiser, tamanha a facilidade. Cada corretora tem o seu Home Broker. Por ele, você negocia as ações e acompanha esses papéis pelas cotações em tempo real.

Passo a passo: como comprar e vender ações na prática

A seguir, veja o passo a passo de forma bem simples para comprar e vender ações na Bolsa. Você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças. Então, acompanhe o tutorial abaixo.

1) Abra uma conta na XP

Primeiramente, para acessar o Home Broker é preciso ser cliente da XP. Por isso, abra sua conta de forma rápida para começar a investir em ações pela plataforma. Veja abaixo, em suma, como fazer isso ou já clique no botão abaixo. Se você já tem conta, vá para o próximo passo.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

2) Entre na sua conta

Para acessar o Home Broker é preciso acessar a área logada, portanto, insira seu login e senha. Ao fazer isso, é possível ir direto para o Home Broker se você quiser. Mas antes disso, faça transferência para a conta na corretora para investir nos produtos. Feito isso, basta clicar no campo onde está escrito “Direto para o Home Broker”.

3) Acesse o Home Broker na área logada

É possível acessar o home broker por meio da área logada, caso você não opte por ir da forma direta. Assim que você loga, aparece a página inicial de sua carteira de investimentos. Na parte de cima, clique na aba “Home Broker”. Em seguida, surgirá a página da plataforma de negociação.

4) Escolha a ação que você quer comprar ou vender

Chegou a hora de escolher a ação que você pretende comprar ou vender. Como faz isso? De forma bem intuitiva, na parte de cima do Home Broker há dois botões, um verde e um amarelo, dizendo “vender” e “comprar”.

Tela do Home Broker para investir em ações

Ao clicar em qualquer um dos campos, aparecerá uma caixa de negociação, na qual você pode fazer qualquer ordem básica. Para escolher a ação, insira o ticker da empresa listada no campo “Ativo”. O ticker é o código de negociação de uma empresa na Bolsa, por exemplo só para fins ilustrativos: PETR4, VALE3, MGLU3.

5) Insira a quantidade

O próximo passo é definir a quantidade de compra ou venda. Na Bolsa, as empresas costumam negociar suas ações por lotes-padrão, que são como pacotes contendo no mínimo 100 ações. Ou seja, se você quiser investir por lote-padrão, tenha em mente que se você colocar 1 como quantidade, o sistema identificará o mínimo de 100 ações. Lembre-se: é sempre a quantidade que você colocar multiplicada por 100.

Mas há a opção de comprar ou vender pelo lote fracionário, alternativa para quem quer negociar em unidades de 1 a 99 ações. Para investir no fracionário, você deve colocar o ticker da ação e a letra F no final. Por exemplo: PETR4F, VALE3F, MGLU3F. Ao inserir a quantidade, logo abaixo aparecerá o valor da sua operação.

Fique atento aos custos de corretagem e operacionais. Verifique com o seu assessor ou leia no regulamento da corretora para saber mais informações. E sempre tenha a diversificação de ativos como um de seus princípios básicos para tentar minimizar os riscos.

6) Confirme sua assinatura eletrônica para enviar a ordem

O último passo, por fim, é inserir a sua assinatura eletrônica para enviar a ordem e confirmar a transação. Portanto, ao fazer isso, você, oficialmente, pode dizer que comprou ações na Bolsa de Valores brasileira.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

Abra sua conta na XP de forma gratuita e rápida. E, assim, antes de começar a investir, saiba de fato qual é o seu perfil de investidor, conhecido também como Suitability.

Para ações, especificamente, a recomendação é que apenas investidores moderados e agressivos tenham acesso. E, também, sempre busque diversificar os seus investimentos para minimizar riscos. Qualquer dúvida, fale com o seu assessor.

Portanto, se você já tem como certo que quer investir em ações, lembre do passo a passo e comece agora mesmo a conquistar sua independência financeira.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

Receba nosso conteúdo por e-mail

Receba resumos diários, semanais e mensais e fique sempre bem informado sobre nossas análises, relatórios e recomendações de investimentos.

Clique para se cadastrar