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Escritório do Futuro: o que esperar?

Três novas realidades formam estratégias híbridas no local de trabalho

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Dando seguimento a nossa parceria com a Cushman & Wakefield, no artigo abaixo, a Raquel Miralles e Thierry Brito, Diretores de Transações da Cushman & Wakefield, abordam sobre o Escritório do Futuro.

O mundo se encontra em diferentes realidades em relação à pandemia global. Ainda é cedo para declarar vitória, tendo em vista que variantes continuam a impactar as comunidades, mas ainda assim, em muitos lugares a vida parece mais próxima do cenário pré pandemia.

Novos desafios

Muitas empresas estão buscando motivar os colaboradores a voltarem ao escritório, mesmo que apenas alguns dias na semana. Com isso, líderes empresariais têm enfrentando novos desafios que podem ser tão difíceis quanto os enfrentados no início de 2020, quando o a pandemia esvaziou os escritórios.

Um novo estudo da Cushman & Wakefield identificou três novos cenários, com implicações significativas à medida que as empresas experimentam e desenvolvem novas estratégias no local de trabalho. Conheça cada um deles abaixo:

  • Cenário um: impulsionada pela melhoria na economia, a demanda por escritórios tem aumentado.

Atentos às necessidades de espaço a longo prazo, especialmente setores de tecnologia, serviços financeiros, saúde e indústrias, os inquilinos estão se aproveitando de um mercado favorável.

Levou quase três vezes mais tempo para os empregos voltarem aos números pré-recessão após a Grande Crise Financeira dos anos 2000. O segmento de escritórios tem se saído melhor que o de hotelaria, por exemplo.

  • Cenário dois: o híbrido veio para ficar

Agora é a hora de abraçar o híbrido, alinhar possíveis gargalos e cultivar um entendimento comum. As empresas devem incorporar o trabalho híbrido como algo positivo para não correrem o risco de desmotivar os colaboradores, impactando em sua performance e nos negócios.

As empresas com os funcionários mais engajados são aquelas que fornecem flexibilidade no local de trabalho.

  • Cenário três: o papel do escritório mudou

Cultura, colaboração e inovação são características do escritório do futuro. A maioria das organizações acredita que o escritório é agora o lugar para construir cultura e inspirar criatividade e inovação.

Fonte: Cushman & Wakefield

Para competir por talentos, as empresas precisam criar espaços que inspirem colaboradores e deem a eles razões convincentes para se unirem a seus colegas.

Fonte: Cushman & Wakefield

Saúde e bem-estar dos colaboradores é importante

Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, economia, mais capacidade de concentração, sem as distrações do escritório são apenas alguns impulsionadores de novas preferências de local de trabalho. Uma discussão sobre o retorno ao escritório mostrou que a maioria das pessoas não é fortemente a favor ou contra. A discussão em torno da volta ao escritório está relacionada ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal, saúde mental e bem-estar dos trabalhadores.

Fonte: Cushman & Wakefield

Dados da pesquisa mostram que a saúde mental e o bem-estar realmente melhoram quando os colaboradores estão frequentando o escritório. Para garantir essas experiências positivas, o local de trabalho precisa ser um destino que suporte conexão social e bem-estar emocional.

Preocupações com a saúde e a segurança devem desaparecer a medida que seus dependentes estejam seguros, sob os cuidados de profissionais – escolas, creches e afins. Em muitos lugares ao redor do mundo, os níveis de conforto aumentaram a medida que atividades em outros ambientes físicos como restaurantes, esportes, entretenimento, centros comerciais e hotéis retomaram.

Os dados indicam que os funcionários precisam do escritório para dar suporte ao seu desejo de aprender, fazer conexões culturais significativas com suas organizações e se envolver mais profundamente com os colegas.

O que pensam as lideranças?

Enquanto empresas e colaboradores concordam que o futuro do escritório será caracterizado por mais flexibilidade, expectativas ao nível das lideranças são diferentes das expectativas gerais dos funcionários. Quando perguntados, apenas 17% dos líderes executivos entrevistados globalmente indicaram que planejam trabalhar remotamente na maior parte do tempo. Esse percentual salta para 30% entre os não líderes, que planejam trabalhar remotamente na maior parte do tempo.

Sem expectativas semelhantes em todos os grupos de trabalhadores, as organizações correm o risco de decisões prejudiciais para a empresa. Líderes executivos e gestores devem reconhecer a nova realidade do trabalho híbrido e mudar sua mentalidade para não apenas reconhecer a importância das expectativas e necessidades dos funcionários, mas projetar o local de trabalho de escritório do futuro em conformidade. Aqueles que não o fizerem provavelmente verão maior rotatividade, perderão a competitividade no recrutamento de talentos e não terão agilidade para responder quando o desempenho do funcionário e da empresa for prejudicado.

Caso queiram acessar a matéria na íntegra, acesse aqui.

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