Renda Extra: 4 dicas para conquistar a sua

Você sabia que ter uma renda extra não significa ter de trabalhar mais por isso? Conheça 4 investimentos de renda passiva para ter mais dinheiro mês a mês


Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

XP Investimentos

Todo mundo tem seus sonhos e objetivos. Para alcançá-los, muitas vezes é preciso recorrer a um algo a mais, também conhecido como renda extra. Com esse valor que você ganha além do salário, é possível manter as contas em dia, planejar viagens ou até guardar para o futuro.

Mas você sabia que ter uma renda extra não necessariamente significa ter de trabalhar a mais por isso? Uma das principais vantagens de se investir o patrimônio é que você pode fazer o dinheiro trabalhar por você.

Neste caso, existem algumas alternativas de investimentos e métodos que você pode adotar para fazer o seu dinheiro render mais. Até mesmo a renda passiva é uma opção. Assim, você cria uma renda extra mensal que pode te ajudar a cumprir com os compromissos.

Se você se interessou pelo tema, continue a leitura para saber mais sobre:

É possível viver de renda passiva?

Considerando um padrão de vida médio, até é possível viver de renda sem precisar trabalhar. Para isso, é preciso ter um bom montante de dinheiro acumulado e escolher os investimentos certos para gerar essa renda passiva. Idealmente, ela é o complemento ideal para tirar uma renda extra no mês a mês.

Quando se atinge esse patamar, o grande volume de dinheiro gera mais dinheiro por meio dos juros compostos, característica fundamental dos investimentos.

No entanto, chegar ao nível de ter uma renda passiva que lhe garanta pagar as contas e ainda dar alguns luxos demanda tempo, paciência, disciplina e resiliência. Sem esses quatro fatores, ter o sonho da renda passiva pode ficar distante. Isto é, essas características vão de encontro com o acúmulo do dinheiro necessário alongo prazo.

Assim, ter uma renda mensal por meio de investimentos, como um salário, necessita de um bem delineado e robusto planejamento financeiro. E não se engane: na maioria dos casos quem conseguiu essa independência financeira olhou para o longo prazo e atingiu suas metas. Portanto, nada costuma ser rápido quando o assunto é acúmulo de dinheiro.

E além de pensar a longo prazo, é preciso disciplina para deixar esse dinheiro rendendo até o momento em que você juntar o bastante para ter uma renda mensal que seja confortável de acordo com o seu padrão de vida. Dessa forma, não mexer no dinheiro investido pode ajudar a antecipar o processo.

4 dicas para Ganhar Renda Extra

Quando falamos em renda extra, muitas pessoas já se desanimam porque pensam que é preciso ter muito esforço e muitas horas de trabalho a mais para conseguirfazer o dinheiro render mais.

Mas calma, não é bem assim. Quando você passa a usar o próprio dinheiro para fazer mais dinheiro, passa a dispor de mais tempo para você. E, de quebra, ainda consegue melhorar as próprias economias.

Pensando nisso, criamos uma lista com 4 dicas para você que quer ganhar uma renda extra ao fazer o dinheiro trabalhar e render.

E o melhor de tudo é que vale para diversos tipos de perfis de investidores. Isso significa que ao escolher a melhor opção para o seu perfil, é preciso estar ciente de que é algo que faz sentido para você.

A seguir, vamos listar alternativas que pagam um dinheiro extra e podem ajudar o investidor. Já ouviu falar de dividendos? E aluguel de ações? Conheça agora.

Dividendos de Fundos Imobiliários

Uma das principais vantagens de se investir em algumas ações da bolsa é que as empresas pagam dividendos aos acionistas. Isso significa que quando a empresa apresenta bons resultados, ela divide parte do seu lucro com os seus sócios (independente da quantidade de ações). Quanto maior o número de ações que o cliente possuir, maior será, proporcionalmente, o dividendo que o investidor receberá.

No caso dos fundos imobiliários, que também são negociados na bolsa de valores, são pagos aluguéis mensais aos donos de cotas. Vale ressaltar que o valor desses ‘aluguéis’ mensais pode variar de acordo com alguns fatores. O principal deles é a vacância. Quanto maior for o número de unidades alugadas, maiores serão os rendimentos.

Nos fundos de papéis, os aluguéis estão relacionados diretamente a alguns indexadores, como CDI, IGP-M e a taxa Selic. Conforme esses indexadores sobem, os dividendos dos FIIs também aumentam.

Dividendos de Ações

Quando o investidor compra ações de empresas consolidadas que estão na bolsa e pagam bons dividendos, fica mais fácil ver o dinheiro render mais. Assim como nos dividendos de fundos imobiliários, no caso das ações a lógica é a mesma: na medida em que as empresas divulgam bons resultados, vão pagando mais dividendos aos acionistas.

A diferença é que os dividendos de ações não são pagos de forma mensal. Cada empresa escolhe a melhor forma, mas geralmente o pagamento é feito de forma semestral ou anual.

Para melhorar ainda mais o rendimento dos seus dividendos, uma outra estratégia interessante é montar uma carteira de dividendos. Ao reinvestir os dividendos recebidos na bolsa de valores, é possível ganhar com a queda do preço médio pago por ação, além de ver um aumento no valor da sua carteira. Dessa forma, o investidor aumenta a quantidade de ações sem precisar colocar mais dinheiro.

Uma carteira de investimentos bem montada com ações e/ou fundos imobiliários tem o poder de acelerar o crescimento do patrimônio, além de criar uma renda passiva e proteger o poder de compra do investidor.

Abra sua conta na XP Investimentos

Investimento atrelado ao CDI

Grande parte dos investimentos de renda fixa pós-fixados, como LCI (Letras de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CDB (Certificado de Depósito Bancário) e afins, o índice usado como referência de rentabilidade é o CDI.

Geralmente, ao analisar os investimentos, você verá frases como ‘a aplicação rende 110% do CDI’. Quando se fala em investimentos atrelados ao CDI, o poder dos juros compostos acaba sendo mais poderoso e acontece de forma diária.

Isso significa que a taxa de hoje incide sobre o capital aplicado mais os juros de ontem. Isso significa que, quanto maior for o percentual de rendimento do investimento escolhido, maior será a sua renda extra.

Aluguel de Ações

Você sabia que é possível alugar as ações de alguma pessoa ou até mesmo alugar as suas próprias ações para outros investidores? Este é um recurso seguro e transparente por ser intermediado pela própria bolsa de valores, então não há uma relação direta entre investidores.

O aluguel de ações envolve, necessariamente, dois elos. O primeiro é o investidor doador, que loca as ações que possui na carteira para um segundo investidor, o tomador. Esse, por sua vez, passa a ter o direito de usar os papéis em questão em suas operações no mercado.

A negociação envolve uma taxa e um período acordado entre as duas partes. Para o doador, essa categoria se apresenta como uma maneira de ampliar a rentabilidade da carteira. Já o tomador, costuma focar em operações no curto prazo, buscando lucrar com a queda no preço das ações.

Conclusão

Viu só como é possível ter renda extra sem precisar trabalhar mais e nem mesmo ter de dispor de objetos próprios para vendas e aluguéis?

Ao usar os investimentos para fazer o dinheiro trabalhar por você, a chamada renda passiva, fica muito mais fácil de ter a renda extra que você precisa com constância.

Além disso, separamos um curso para você aprender a viver de mercado.

Você está na trilha:

Como viver de renda

Total relatórios

Aprenda Investir - Leitura recomendada

7 relatórios

Duração total

Aprenda Investir - Duração total

79 minutos de leitura



Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Corretora Home Broker Autorregulação Anbima - Ofertas Públicas Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Certificação B3

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.