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Vulcabras (VULC3): Feedback da Teleconferência de Resultados do 3T21; positivo

Em sua teleconferência de resultados do 3T21, a Vulcabras discutiu tópicos importantes, inclusive: crescimento das marcas, dificuldades de produção na Ásia, normalização do capital de giro, dentre outros.

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No terceiro trimestre de 2021 (3T21), a Vulcabras apresentou resultados em linha com as nossas expectativas, mas robustos mesmo assim. Destacamos o crescimento de receita de 40% na comparação com o 3T20, bem como o ganho de margem bruta, atingindo 36,1%. Tudo isso se deu em meio a um cenário macroeconômico que segue desafiador e, em particular, a um momento em que o varejo ainda lida com restrições impostas pela Covid-19.

Durante sua teleconferência de resultados realizada hoje (10 de Novembro), a Companhia discutiu tópicos importantes para a tese, inclusive: (i) perspectivas de crescimento para suas principais marcas; (ii) impactos das dificuldades de produção na Ásia; (iii) expectativa de normalização do capital de giro olhando para a frente; (iv) recuperação dos mercados internacionais.

Apesar do aumento nos custos da matéria prima segue sendo uma realidade, pressionando margens, nós acreditamos que a Vulcabras deve continuar melhorando sua rentabilidade no curto prazo, como veio fazendo nos últimos três trimestres. Assim, nós mantemos a nossa recomendação de Compra para o papel, com um preço-alvo de R$ 12 por ação para VULC3.

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Perspectiva de forte crescimento para as três principais marcas

Apesar de não divulgar receita bruta por marca, a Vulcabras ressaltou que tanto a Olympikus quanto a Under Armour, bem como a Mizuno, apresentaram crescimento de dois dígitos em vendas neste trimestre. Tais marcas deveriam continuar se beneficiando de um cenário positivo ao longo de 2022, na nossa visão.

No que tange a vestuário, especificamente, ressaltamos que a categoria já representa cerca de 20% da receita da empresa. Nesse âmbito, a empresa destacou a contratação de uma nova diretora para a categoria, sendo que ela tem ampla experiência na indústria, com passagem prévia na Nike, notavelmente.

Dificuldades de produção no Vietnã podem beneficiar a empresa

Segundo a Vulcabras, os impactos das dificuldades de produção de calçados esportivos na Ásia ainda não começaram a se materializar de maneira mais intensa no Brasil. A companhia entende que as importações, sobretudo aquelas vindas do Vietnã, devem ser negativamente impactadas a partir de Dezembro até o primeiro semestre de 2022.

Na nossa visão, como já comentamos anteriormente, tal evento deveria beneficiar a Vulcabras, na medida em que cerca de 90% da sua produção é local. Adicionalmente, a redução de importações deveria acarretar em um ambiente de preços mais racional no mercado de calçados esportivos no Brasil, dado que muitas marcas globais que costumam importar produtos tendiam a oferecer maiores descontos, de acordo com a Vulcabras.

Expectativa de normalização da dinâmica de capital de giro

Como destacamos no nosso comentário sobre o resultado do 3T21 da Vulcabras, os estoques da empresa vem aumentando gradativamente desde o início do ano, negativamente impactando sua geração de caixa. Isso aconteceu por dois motivos, segundo a empresa: primeiro, com o desenvolvimento da marca Mizuno, seus estoques aumentaram, e eles de fato devem seguir mais altos, dado o percentual de produtos importados mais relevante do que nas outras marcas do portfolio da empresa.

Segundo, os estoques de matéria prima da empresa também teriam aumentado em função de compras estratégicas realizadas pela Vulcabras para amenizar um cenário de preços voláteis. Nós esperamos que tal efeito seja normalizado no médio prazo. Além disso, a companhia também comentou que espera que seu prazo de recebimento seja reduzido no quarto trimestre – no 2T21, ele tinha sido um pouco dilatado em função de condições especiais de pagamento devido aos efeitos da pandemia do Covid-19.

Recuperação dos mercados internacionais

Por fim, a Vulcabras destacou a recuperação da demanda nos principais mercados internacionais onde atua, em sua grande parte países latino-americanos, incluindo Argentina, Chile, Colômbia e Peru. A demanda por produtos Olympikus estaria numa crescente e a exportação de produtos Under Armour já é uma realidade, segundo a companhia. Destacamos o fato de que a Argentina já estaria fazendo pedidos para 2022.

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