Lojas Renner (LREN3): Aumento de capital confirmado; Muito grande para ser apenas crescimento orgânico

A Lojas Renner publicou o lançamento de uma oferta de capital entre R$4,78 e 6,46 bilhões, com detalhes sobre o cronograma e o uso dos recursos. Trazemos no relatório mais dados da oferta e nossa visão sobre os impactos na companhia e também possíveis candidatos para M&A.

A Lojas Renner publicou o lançamento de uma oferta de capital entre R$4,78 e 6,46 bilhões (13%-17% do valor de mercado atual), com detalhes sobre o cronograma e o uso dos recursos (veja no fim do relatório). Acreditamos que a companhia deve ter algum tipo de M&A no radar, uma vez que estimamos que sua posição financeira atual era suficiente para sustentar seu crescimento orgânico. Dessa forma, trazemos possíveis frentes de atuação nesse sentido, assim como as principais candidatas, na nossa visão. Mantemos recomendação Neutra e preço alvo de R$50,0 por ação, devido à falta de visibilidade do uso desses recursos.

Nossa visão: muito dinheiro para apenas crescimento orgânico

A Lojas Renner fechou o 4º trimestre de 2020 com uma posição de caixa bastante confortável (em R$2,7 bilhões) e uma alavancagem baixa (0,6 Dívida Líquida / EBITDA). Apesar de estimarmos um crescimento no nível de investimentos da companhia para frente, especialmente em 2021e quando deve atingir 11% da receita ou R$1 bilhão (vs. a média dos últimos anos em torno de 7,5% da receita ou R$600 milhões); não víamos necessidade de um aumento de capital por estimarmos uma alavancagem ainda bastante controlada para frente, devido à geração de caixa da companhia (rendimento médio de 2,4% em 2021e-25e).

Trazemos duas análises de sensibilidade dos principais impactos financeiros com a operação na companhia:

1. Posição financeira da LREN após a oferta, a depender do nível de preço da operação: a companhia se tornará caixa líquido após a operação, devido ao tamanho da oferta e posição financeira bastante confortável mesmo sem o aumento de capital.

Posição financeira da Lojas Renner após a oferta (Caixa Líquido/EBITDA 2021e)

Fonte: XP Investimentos

2. Potencial diluição resultante para os acionistas atuais da companhia: dado que a oferta é 100% primária, ou seja, novas ações serão emitidas, os acionistas atuais terão uma diluição do lucro por ação recebido. Trazemos uma análise para calcular esse impacto, porém destacamos que não assumimos nenhum investimento fora da estratégia atual da companhia (ex: M&A) e, portanto, contabilizamos apenas o ganho no resultado financeiro da posição adicional de caixa na nossa análise.

Potencial diluição do Lucro por Ação (LPA) 2021e

Fonte: XP Investimentos

Lote adicional são as ações que podem ser emitidas além da oferta base, a depender do nível de interesse dos investidores.

Quem pode estar no radar?

Conforme mostrado na seção anterior, acreditamos que a oferta é muito grande para ser utilizada apenas em crescimento orgânico, de modo que acreditamos que a companhia possui algum tipo de aquisição em vista. Dessa forma, buscamos trazer as principais áreas que vemos como potenciais focos da companhia:

  • Empresas de vestuário multicanais: nesse sentido, vemos as empresas listadas como as principais possíveis candidatas. Nessa frente, acreditamos que a candidata mais provável seria a C&A, o que veríamos como positivo (veja mais em nosso relatório aqui). Outras opções seriam Marisa e Le Lis Blanc, que vemos como menos provável dado o diferente público alvo e o fato das operações estarem enfrentando uma reestruturação, além de Guararapes e Hering, onde vemos a posição forte familiar como um potencial impeditivo dada a estrutura de corporação (sem controlador) da Lojas Renner.
  • Empresas de vestuário digitais: a companhia pode buscar ativos nativos digitais para reforçar a construção do seus ecossistema de moda e lifestyle. Nesse sentido, vemos a Dafiti como uma provável candidata (companhia que inclusive tem buscado compradores para sua operação, de acordo com notícias) e trazemos uma breve visão geral da companhia no fim do relatório. Apenas como referência, estimamos um valor de empresa em torno de R$3,4 bilhões, ao aplicar o múltiplo negociado pela controladora da Dafiti (Global Fashion Group – GFG) de 1,64x EV/Receita 2021e (consenso Bloomberg) sobre o faturamento da Dafiti Brasil em 2020 (em R$2,1 bilhões). Apesar de existir outras empresas bem sucedidas nesse nicho (ex.: Amaro), vemos uma menor aderência com o público endereçado pelas Lojas Renner.
  • Empresas digitais focadas em outras categorias: há a possibilidade da companhia buscar companhias que atuam em outras categorias que sejam aderentes à proposta de valor do ecossistema de moda e lifestyle, como cosméticos, apesar de entendermos que a melhor forma de atuar nessas categorias seriam via marketplace.
  • Empresas de tecnologia/fintechs: focadas em fortalecer/acelerar a construção do ecossistema da companhia ou do seu braço financeiro (Realize). Acreditamos que a companhia pode ter um movimento similar ao visto na Magalu, com anúncios de aquisições de pequenas empresas que complementam sua proposta de valor em algum sentido. Áreas que fazem sentido vermos algum tipo de aquisição são: dados, conteúdo, serviços financeiros (fintechs), etc.

Acreditamos que a companhia poderá fazer mais de uma aquisição, sendo mais provável um número maior de pequenas aquisições, porém não descartando eventos mais transformacionais.

Nossa recomendação para Lojas Renner

Mantemos nossa recomendação Neutra e preço alvo de R$50,0 por ação. Apesar de entendermos que a companhia pode fazer um anúncio de alguma aquisição que seja transformacional para o negócio, a ausência de visibilidade do uso desses recursos entre as diferentes frentes e de uma aquisição iminente nos previne de incorporar alguma valorização adicional em nosso modelo nesse momento.

Mais informações sobre a Oferta

Principais datas da oferta:

  • Lançamento da oferta: 19/abril
  • Encerramento do período de subscrição prioritária: 26/abril
  • Precificação: 29/abril
  • Início de negociação das ações: 3/maio
  • Data de liquidação: 4/maio

Uso dos recursos:

  1. Desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema de moda e lifestyle da companhia por meio de iniciativas orgânicas e/ou inorgânicas;
  2. Continuidade na digitalização dos processos core da Companhia e no desenvolvimento do seu canal multicanal;
  3. Construção de um novo centro de distribuição;
  4. Expansão das lojas físicas (Omni Hubs);
  5. Expansão de serviços financeiros ofertados por meio da Realize (braço financeiro);
  6. Flexibilidade para realizar investimentos (orgânicos e/ou inorgânicos).

Ainda, a companhia reforçou que recursos remanescentes da oferta serão usados para fortalecer sua posição de caixa.

Tamanho da oferta (ações a serem emitidas):

  • Oferta base: 102 milhões de ações (100% primária)
  • Ações Adicionais: 35,7 milhões de ações (100% primária)

Com base no preço de fechamento de sexta, o montante da oferta seria em torno de R$4,78 bilhões (oferta base) e R$6,46 bilhões (oferta base e ações adicionais). No entanto, destacamos que o preço da oferta será definido no dia 29/abril e, portanto, o montante da oferta irá variar de acordo com ele.

O que é uma oferta restrita (ou oferta 476)? É um tipo de oferta criado pela CVM com a finalidade de simplificar e agilizar o processo de acesso ao mercado de capitais. Ela possui menos obrigações a serem cumpridas pela empresa envolvida (como, por exemplo, não há necessidade de um prospecto e o anúncio pode ser arquivado apenas na CVM), porém ela possui algumas limitações sendo a principal referente ao público que pode participar dela. Para fazer parte, é preciso ser um investidor profissional (mais de R$ 10 milhões em investimentos) convidado.

Uma breve visão da operação da Dafiti

A Dafiti é um marketplace de moda e lifestyle, que possui atualmente um portfolio de mais de 6 mil marcas e 400 mil produtos sendo oferecidos em seu site. Em 2020, seu faturamento totalizou R$ 2,1 bilhões e possui operações em diversos países da América Latina, como Brasil (operações iniciadas em Jan/11), Chile (Nov/11), Argentina (Dez/11) e Colômbia (Mai/12). O aplicativo está disponível em iOS e Android e, além de um sortimento amplo de produtos, oferece frete grátis para compras acima de R$99,0 e curadoria de moda através de seus canais de comunicação e um time de influencers.

A companhia opera através de três marcas:

  • Dafiti: variedade de marcas, produtos e bons negócios através de um mix ​​de marcas internacionais, grifes exclusivas e marcas próprias.
  • Kanui: líder online de streetstyle, focada em lifestyle e esportes. Possui milhares de produtos em cinco categorias divididas entre roupas, calçados, acessórios, além de um sneaker club.
  • Tricae: seleção completa de mais de 60 mil produtos para mães, bebês e crianças até 12 anos, além de dicas que facilitam, orientam e inspiram o dia a dia.

Destacamos ainda que a companhia conta com um serviço de assinatura (Dafiti Prime), onde oferece frete grátis sem valor mínimo de compra e coleta para trocas, e possui um cartão de crédito próprio (Dafiti Card), que pode ser usado em outros estabelecimentos comerciais.

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