Lojas Americanas e B2W (LAME4 / BTOW3): Resultados 1T20; Um trimestre excepcional

Lojas Americanas e B2W reportaram fortes resultados referentes ao 1T20, com melhoras importantes em todos os indicadores operacionais, especialmente na operação digital (B2W). Todavia, mantemos a nossa recomendação Neutra para as ações, em função da dificuldade em justificar um potencial de valorização significativo nos níveis atuais. Veja mais detalhes e nossos principais destaques abaixo.


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Lojas Americanas e B2W reportaram fortes resultados referentes ao primeiro trimestre de 2020 (1T20), em linha com as nossas expectativas. Apesar dos efeitos negativos da crise desencadeada pelo novo coronavírus, as vendas do Universo Americanas (faturamento combinado da Lojas Americanas e da B2W) apresentaram um aumento de +17% na comparação anual (vs. +20% no 4Q19 e +17% em 2019), com melhoras importantes em todos os indicadores operacionais, especialmente na operação digital (B2W).

Esperamos uma reação positiva ao anúncio. As ações apresentaram forte alta ao longo dos últimos trinta dias (+57% para BTOW3 e +31% para LAME4). Entretanto, ficamos positivamente surpresos com (i) o progresso significativo na integração das operações físicas e online (multicanalidade), (ii) a forte aceleração do e-commerce em abril, e com (iii) a melhora na dinâmica de capital de giro em ambas as companhias.

Abaixo elencamos os principais destaques de cada um dos resultados.

Por ora, mantemos a nossa recomendação Neutra para as ações da Lojas Americanas e da B2W, em função da dificuldade em justificar um potencial de valorização significativo nos níveis atuais. Nas nossas estimativas, as ações da B2W negociam em um múltiplo EV/GMV de 1,7x em 2021 (relativamente em linha com Magazine Luiza), enquanto as ações da Lojas Americanas negociam em um múltiplo P/L de 16x.


B2W (BTOW3): Número de pedidos +83% A/A em abril

Visão Geral: Os números

O GMV da companhia (vendas totais na plataforma) atingiu R$ 4,6 bilhões no trimestre, um crescimento de +27,4% A/A, relativamente em linha com a nossa estimativa. Entretanto, a receita reportada de R$ 1,7 bilhão veio 14% acima da nossa expectativa, tendo apresentado um crescimento de +32% na comparação anual. Isso foi explicado pela maior participação de vendas de estoque próprio (1P), que cresceram +32% na comparação anual (vs. XPIe +10%).

Mesmo com a maior contribuição das vendas 1P (que costumam apresentar menor rentabilidade), a B2W reportou uma margem EBITDA de 7,5%, em linha com a nossa estimativa de 7,2%, tendo expandido 1p.p em relação ao 1T19. Como resultado, o EBITDA de R$ 128 milhões no trimestre veio 19% acima da nossa expectativa.

Por fim, o prejuízo de R$ 108 milhões no trimestre foi um pouco abaixo daquele que esperávamos (R$ 80 milhões), impactado por um maior nível de depreciação e despesas financeiras mais elevadas.

B2W: Resumo dos resultados do 1T20

Principais destaques

  • Aceleração forte em abril. De acordo com a empresa, o número de pedidos no 1T20 cresceu +35% A/A, reflexo dos 2 milhões de novos clientes ativos (atualmente em 17 milhões) e da expansão do sortimento, com a adição de ~23 milhões de novos itens nos últimos 12 meses. Entretanto, a companhia apontou uma aceleração significativa em abril, com o volume de pedidos crescendo 83% no mês;
  • Multicanalidade: O grupo apresentou um progresso significativo em relação à integração das operações física e online. Em março, o “ship-from-store” foi expandido de 300 para todas as 1.700 lojas físicas da Americanas, com a modalidade de entrega em até duas horas tendo apresentado crescimento de 10x. A companhia já estende o serviço para lojas físicas de 400 sellers;
  • Capital de Giro: A B2W apresentou uma melhora de 43 dias de capital de giro em relação ao 1T19. A deterioração na conta de estoques, em função da maior participação das vendas 1P, foi compensada por uma melhora importante na conta de recebíveis e fornecedores. Apesar de impactada pelas medidas relacionadas ao COVID-19, acreditamos que pelo menos parte da melhora possa ser capturada pela B2W de maneira sustentável, especialmente por meio de melhores negociações com fornecedores.

Lojas Americanas (LAME4): Vendas mesmas lojas +6,5% A/A para lojas de rua

Visão Geral: Os números

As vendas líquidas da Lojas Americanas atingiram R$ 2,4 bilhões no trimestre, em linha com a nossa expectativa, tendo apresentado um crescimento de +4,3% na comparação anual (+2,0% no conceito mesmas lojas). A evolução positiva se deu apesar do fechamento temporário de ao menos 30% do total de lojas da companhia (localizadas em shoppings) ao longo das últimas duas semanas do mês de março.

O EBITDA ajustado de R$ 498 milhões cresceu em linha com a receita e, portanto, implicou em uma margem EBITDA estável na comparação anual em 20,8%, em linha com a nossa expectativa. A manutenção da rentabilidade compensou a pressão de -0,6 p.p na margem bruta e foi fruto das iniciativas de eficiência da empresa.

Por fim, o lucro líquido somou R$ 29 milhões, 15% abaixo da nossa estimativa de R$ 35 milhões, em função de maiores outras despesas não operacionais.

Principais destaques

  • Resiliência em meio à pandemia: De acordo com a companhia, as lojas de rua que permaneceram abertas apresentaram um crescimento no conceito mesmas lojas de +6,5% A/A no trimestre. Isso ilustra a maneira como a empresa rapidamente ajustou os estoques para produtos essenciais a partir do início do mês de março;
  • Multicanalidade: Conforme já mencionado, as iniciativas de integração das operações física e online do grupo têm avançado rapidamente. Nesse trimestre, as vendas por meio das iniciativas “Pegue na Loja Hoje” e “LASA Seller” representaram mais de 10% das vendas do varejo físico;
  • Capital de Giro: No trimestre, o ciclo de caixa melhorou em 22 dias em relação ao 1T19, com queda nos níveis de estoques (-15 dias) e aumento no prazo de pagamento a fornecedores (+6 dias).
Lojas Americanas: Resumo dos resultados do 1T20
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