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Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Resultados 3T20 em linha; Abram alas para o novo integrante do marketplace

Grupo Pão de Açúcar (GPA) reportou resultados do 3T20 sólidos, em linha com nossas estimativas. No Brasil, o faturamento bruto foi de R$17,5bn, +20,1% A/A, e 2,6% acima da nossa estimativa, com o principal destaque sendo a operação de atacado (Assaí) com crescimento de vendas mesmas lojas em 18,1% A/A. Mantemos nossa recomendação Neutra para as […]

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Grupo Pão de Açúcar (GPA) reportou resultados do 3T20 sólidos, em linha com nossas estimativas. No Brasil, o faturamento bruto foi de R$17,5bn, +20,1% A/A, e 2,6% acima da nossa estimativa, com o principal destaque sendo a operação de atacado (Assaí) com crescimento de vendas mesmas lojas em 18,1% A/A. Mantemos nossa recomendação Neutra para as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e preço-alvo de R$70,0 para o final de 2020. Veja mais detalhes e os nossos principais destaques abaixo.


O Grupo Pão de Açúcar (GPA) reportou resultados do 3T20 sólidos, em linha com nossas estimativas. No Brasil, o faturamento bruto foi de R$17,5bn, +20,1% A/A, e 2,6% acima da nossa estimativa, com o principal destaque sendo a operação de atacado (Assaí) com crescimento de vendas mesmas lojas em 18,1% A/A. Na divisão internacional (Grupo Éxito), o faturamento bruto foi de R$5,95bn, subindo 0,7%YoY excluindo o efeito cambial, e 4,3% abaixo da nossa estimativa. Outro importante destaque do resultado foi o nível de rentabilidade sólido em todas as divisões. Dessa forma, o EBITDA ajustado consolidado foi de R$1,66bn, 4% acima do nosso, e com uma margem EBITDA de 7,8%, +0,5p.p. A/A e +0,2p.p. T/T. Finalmente, o lucro líquido foi de R$339mn (+97% A/A), e 10% acima do consenso.

Nós esperamos uma reação mista do mercado. Apesar da companhia ter tido uma performance abaixo do seu principal concorrente, Carrefour, em termos de crescimento de vendas mesmas lojas, o GPA entregou margens bastante sólidas em todas divisões enquanto ele também abriu uma nova avenida de crescimento através do lançamento do seu marketplace em Novembro. Entretanto, nós acreditamos que eles devem enfrentar forte competição de outros competidores listados e bem capitalizados, enquanto ainda não temos muits informações sobre a iniciativa. Nós mantemos nossa recomendação Neutra para as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) e preço-alvo de R$70,0 para o final de 2020.

E-Commerce veio para ficar; lançamento do marketplace em Novembro.

A performance do canal digital seguiu forte, crescendo 176% A/A, apesar de desacelerando vs o crescimento de 272% A/A no trimestre anterior. Interessante notar que a penetração na operação de varejo aumentou para 6% no 3T20 vs 5,6% no 2T, mas reduziu para a marca Pão de Açúcar’s brand para 12,4% (vs 15,3% no 2T). Além disso, as iniciativas omnicanais seguiram fortes, com o James Delivery agora presente em 347 lojas, Cheftime em 284 lojas e a entrega express (mesmo dia) em 295 lojas. Além disso, o GPA anunciou que irá lançar seu marketplace em Novembro, com marcas líderes nos segmentos de interesse, como móveis, decoração, brinquedos, beleza, pet e esportes. A companhia acredita que as vendas online podem atingir R$1bn em 2020.

Veja abaixo os detalhes sobre os diferentes desempenhos entre os segmentos operacionais da companhia:

GPA Brasil (~75% do EBITDA consolidado)

Na operação brasileira, o EBITDA ajustado foi de R$1,26bn (crescendo 28% A/A e +2.4% vs XPIe), com uma margem EBITDA de 7,9%, +0,6p.p. A/A.

Veja abaixo os desempenhos entre os dois segmentos:

Operação multivarejo (42% das vendas): As vendas brutas registraram R$ 7,4 bilhões, aumento de 5,5% A/A e um crescimento no conceito mesmas lojas de 10,4% A/A, em linha com as nossas estimativas. O EBITDA ajustado atingiu R$546 milhões, aumento de 8,9% A/A, representando uma margem EBITDA de 8,1% e um aumento de 0,5p.p. A/A. Os principais destaques positivos foram: (i) desempenho sólido dos novos formatos com crescimento de vendas no conceito mesmas lojas de dois dígitos, com Mercado Extra +17,8% A/A, Compre Bem +35,5% A/A e Neighborhood +36,5% A/A; e (ii) penetração da marca própria em 20,2% contra 19,1% no 2T. No entanto, acreditamos que o mercado se preocupar com a desaceleração das vendas no conceito mesmas lojas da marca Pão de Açúcar para +3,6% A/A, vs +15,1% A/A no 2T, embora o crescimento das vendas no conceito mesmas lojas das lojas no formato G7 (última geração) tenha permanecido fortes em +7% A/A (vs. + 18,3% no 2T).

Assaí (58% das vendas): o faturamento bruto veio em linha com nossas estimativas em R$ 10,1 bilhões, aumento de 33,4% A/A e um crescimento no conceito mesmas lojas de 18,1% A/A. O desempenho do segmento pode ser explicado pela recuperação gradual da demanda de bares e restaurantes durante o trimestre, enquanto a demanda de pessoas físicas permaneceu sólida. O EBITDA ajustado atingiu R$ 718 milhões, aumento de 47,9% A/A, representando uma margem EBITDA de 7,8% e um aumento de 80p.p. A/A.

Grupo Éxito (~25% do EBITDA consolidado)

A divisão internacional do GPA registrou vendas brutas de R$ 5,95bn, +0,7% A/A excluindo o efeito do câmbio e 4,3% abaixo da nossa estimativa. O crescimento das vendas no conceito mesmas lojas foi de 2,3% A/A (ex-gas), com o forte desempenho da Argentina e do Uruguai (+ 12,7% e + 11%, respectivamente) sendo parcialmente compensado pela contração de vendas no conceito mesmas lojas da Colômbia em -1%, devido às restrições mais fortes durante o trimestre. Os principais destaques do período foram (i) recorde de vendas omnicanais (18% das vendas na Colômbia) e (ii) forte desempenho dos novos formatos Êxito WOW (+ 8% A/A) e Carulla FreshMarket (+ 24% A/A).

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