Fundos Imobiliários de Papel: Saiba o que são e por que vale investir 

Primeiro, o que são Fundos Imobiliários? Os FIIs, de modo geral, são o resultado da união de pessoas interessadas em investir em imóveis sem necessariamente comprar e administrar imóveis.

Expert XP · 30 Mar, 2022

As cotas de cada acionista, que são as partes do fundo que cada investidor possui, são proporcionais ao seu investimento.

Os Fundos Imobiliários (FIIs) de papel são investimentos de renda variável que investem o patrimônio de seus cotistas em instrumentos financeiros com lastro no setor imobiliário, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras Hipotecárias (LH).

Os fundos de papel são comumente chamados de fundos de recebíveis, já que são proprietários de títulos que conferem o direito ao recebimento dos créditos imobiliários.

O FII emite cotas a serem vendidas na Bolsa de Valores a investidores pessoa física e institucionais. O valor da venda das cotas é usado para montar uma carteira de investimentos.

Vantagens x Desvantagens dos FIIs de Papel Menor risco e volatilidade, liquidez e diversificação do risco são algumas das vantagens do FII de papel.

Vantagens x Desvantagens dos FIIs de Papel Por outro lado, diferentemente dos FIIs de tijolos, nos FIIs de papel a valorização patrimonial é baixa e ocorre em ritmo bem devagar, dado que distribuem quase todo resultado.

Por que vale investir? Desde 2020, FIIs com maior exposição aos índices de inflação têm sido beneficiados devido à aceleração da inflação.

Além disso, a alta da taxa básica de juros, a Selic, impacta positivamente os FIIs do segmento de recebíveis, pois diversos fundos têm alocações em CRIs com indexação ao CDI, o que levaria a um aumento nos rendimentos e, consequentemente, da distribuição de dividendos.