Copom define Taxa Selic a 12,25% ao ano

Confira os impactos e o que está por trás da decisão

Arrow

Sigla para Cômite de Política Monerária, o Copom é um colegiado com o objetivo de definir a meta da taxa Selic para os próximos 45 dias. A decisão se dá a partir nos votos da maioria do total de 9 participantes, sendo 8 diretores mais o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

O que é como funciona o Copom?

Realizada na última quarta-feira, dia 1º, o comitê seguiu as expectativas do mercado e estabeleceu a taxa básica de juros em 12,25% ao ano, com corte de 0,5 ponto percentual.

Quais foram as decisões da Reunião Copom de Novembro?

Segundo o Copom, alguns fatores considerados para a decisão foram os crescentes riscos geopolíticos e o movimento de desinflação já observado, mesmo com a economia perdendo forças.

Taxa apresenta 3ª queda consecutiva

Com a redução da taxa Selic, a rentabilidade dos ativos sente impacto negativo. O CDB, por exemplo, que tem como principal indicador o CDI e que usa como referência a Selic, sofre com as oscilações da taxa, deixando os investimentos menos lucrativos. No entanto, mesmo com a queda da Selic, a renda fixa não deixa de ser atrativa: títulos atrelados ao IPCA, por exemplo, tendem a se valorizar nesse cenário.

Impacto no Mercado de Renda Fixa

Diante da queda da taxa, não é raro investidores se voltarem para ações na Bolsa, já que os juros menores colaboram para a redução do custo de capital e na queda nas despesas financeiras, por exemplo. Apesar do momento oportuno para operar na Bolsa, é recomendável sempre considerar o seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Para a Bolsa, a queda é positiva

Segundo o Comitê, se o cenário econômico se manter com a inflação acima da meta, a previsão é que a taxa siga a tendência de queda em dezembro, também com redução de 0,5 p.p. A última reunião do ano está prevista para acontecer nos dias 12 e 13 de dezembro.

O que esperar para o próximo mês?

Segundo o economista-chefe da XP, Caio Megale, o comunicado do Copom segue a projeção dos nossos especialistas de que o comitê continuará cortando a taxa Selic em 0,50 p.p. nas próximas reuniões. “As taxas de juro mais elevadas nos EUA e as incertezas fiscais internas podem limitar espaço para cortes adicionais mais profundos. Projetamos a taxa Selic em 10,00% no final de 2024”.

Expectativas para 2024: o que dizem os especialistas