Lula volta à presidência do Brasil: o que esperar da economia?

Arrow

Segue a linha

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil e, a partir de 1 de janeiro de 2023, presidirá o país em seu terceiro mandato. Lula venceu com 50,9% dos votos válidos, ante 49,1% do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Resultado das eleições de 2022

Lula irá assumir a presidência com o desafio de conciliar interesses divergentes. Ao passo que deverá dar uma resposta às demandas sociais dos seus aliados, que contam com a retomada de políticas públicas e não poderá abrir mão da credibilidade defendida em sua agenda econômica.

Demandas sociais e responsabilidade fiscal

Primeiros passos de Lula na economia

A primeira ação de Lula ao assumir o mandato será nomear a equipe que irá compor a nova estrutura dos seus ministérios. Fator que vai guiar o mercado e a economia daqui pra frente.

Veja os próximos desafios do presidente eleito a partir desse momento:

Alterar o atual teto constitucional para permitir maiores gastos. Aumentos reais do salário mínimo e a restauração do PAC.

Reforma tributária

Outras questões que investidores estarão atentos são as reformas econômicas – principalmente a reforma tributária – e qual será o modelo de concessões de infraestrutura para o setor privado.

Preço dos ativos brasileiros

Na última semana os ativos brasileiros tiveram um desempenho inferior ao dos mercados globais. O Ibovespa caiu 4,5% e o real desvalorizou 2,5%. As ações das empresas estatais, Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) caíram mais de 13% durante a semana.

Por outro lado, as ações do setor de educação, varejo e construtoras tiveram um forte desempenho. Esses são os setores que tendem a ser favorecidos na presidência de um governo do presidente Lula: varejo, construtoras de baixa renda e educação.

...

A volatilidade das próximas semanas

A volatilidade pode seguir alta e talvez aumentar nas próximas semanas, dada a incerteza quanto à política fiscal do novo governo, bem como quais serão os nomes da nova equipe econômica de Lula.

Alocação de ativos nas carteiras de investimento

Por fim, reforçamos a diligência e cautela nas movimentações e rebalanceamentos das carteiras, prevendo um cenário volátil, que pode trazer riscos adicionais a investimentos realizados sem estratégia e planejamento.

XPresso

Para saber mais  o que esperar da economia e dos investimentos após a vitória de Lula à presidência clique no link abaixo: